Conecta Faculdade Unimed marca lançamento de curso sobre incapacidade cognitiva em Alzheimer

Publicada 30/07/2021

O Alzheimer e o cuidado com o idoso foram pautas da última edição do Conecta Faculdade Unimed, realizada no dia 29 de julho. As professoras Raquel Souza Azevedo, enfermeira gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, e Mariana Lyra, médica e membro associado e titulado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, falaram sobre como lidar com as alterações de comportamento no dia do dia do paciente. 

Durante o bate-papo on-line foi lançado o curso Incapacidade Cognitiva em Alzheimer, uma parceria da Faculdade Unimed com a Helpmy, startup que conecta famílias a cuidadores profissionais.

Mariana destacou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as demências: “É muito importante capacitar o cuidador familiar para lidar com o paciente com Alzheimer, pois ele é a pedra angular desse tratamento”. Raquel Azevedo complementou, explicando que “o médico fecha o diagnóstico com base nas informações recolhidas pelo cuidador que acompanha o idoso no dia a dia.”

O evento teve boa repercussão entre os participantes. “Exposição muito clara, abrangente, segura e elucidativa. Parabéns”, comentou Rita Nascimento durante o debate. Já Cláudia de Lima disse que pretende aplicar as informações e dicas no cuidado com sua mãe: “Minha mãe está com início da doença e as dicas foram essenciais.” O bate-papo completo está disponível no canal do YouTube da instituição.

 

Sobre o curso

Voltado para cuidadores, familiares e profissionais da saúde que lidam com idosos, o curso tem como objetivo preparar os participantes para observar dados clínicos e colocar em prática as terapias indicadas pelas equipes de saúde. 

Com 8 horas de duração, o conteúdo aborda as principais causas de incapacidade cognitiva, como demências, depressão, delirium e doenças mentais, e adaptações ambientais e cuidados necessários para o tratamento. Além disso, o aluno aprenderá como conviver com as alterações comportamentais do paciente.

Para saber mais sobre a palestra e como se inscrever no curso, clique aqui

 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST