Faculdade Unimed comemora 5 anos do credenciamento pelo MEC

Publicada 17/08/2021

A Faculdade Unimed comemora 5 anos do seu credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) como Instituição de Ensino Superior (IES) nesta terça-feira, 17 de agosto. Nesta mesma data, em 2016, foi publicada a Portaria nº 909, dando início ao seu percurso para oferta das graduações tecnológicas em Gestão Hospitalar e Gestão de Cooperativas, na modalidade presencial. Os cursos foram autorizados pelo órgão em outubro daquele ano, com notas 4 e 5, respectivamente.

Neste período, muitas foram as conquistas da instituição de ensino superior do Sistema Unimed nos pilares acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão universitária. Entre elas, a colação de grau das primeiras turmas de graduação presenciais, o credenciamento para oferta de cursos na modalidade EAD e a autorização das graduações a distância, a criação da revista científica, os projetos de extensão com a comunidade e a mudança para a sede atual em 2019, mais ampla e moderna, com 10 salas de aula para 400 alunos, auditório e laboratórios de informática e de aulas práticas. 

Com sede em Belo Horizonte (MG), mas com atuação nacional, a Faculdade foi criada para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento de pessoas nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo feito, desde 1995, pela Fundação Unimed, que se tornou sua mantenedora a partir de 2016. “Esse é um importante marco na trajetória do Sistema Unimed como um todo, que foi pioneiro ao investir em uma instituição de ensino superior que carrega toda a tradição e credibilidade da maior cooperativa de saúde do mundo”, avalia Dr. Helton Freitas, presidente da Fundação Unimed e diretor geral da Faculdade Unimed. 

Atenta às tendências voltadas ao processo de aprendizagem, a instituição projeta voos mais altos e novas oportunidades. “Diante das rápidas transformações vivenciadas pela sociedade, a meta é tornar a Faculdade Unimed um laboratório de ideias, uma referência no campo do conhecimento nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo. Sendo a educação um dos princípios cooperativistas, o grande desafio é formar novas gerações de profissionais e cidadãos, em todo o Brasil, por meio de investimentos em EAD, ensino híbrido e em tecnologias inovadoras”, ressalta Dr. Helton.

A evolução da Faculdade Unimed passa pela sua equipe administrativa e por um corpo docente qualificado e com experiência de mercado. Além disso, com o credenciamento como IES, a instituição ganhou mais uma aliada para o compromisso em manter padrões de excelência nas soluções educacionais ofertadas: a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes docentes, discentes, colaboradores e sociedade civil, que realiza periodicamente, uma autoavaliação institucional. Nesse processo, a comissão identifica potencialidades e oportunidades de melhoria que são divulgadas para a comunidade interna e para o Ministério da Educação, com o intuito de aprimorar os processos. 
 

Ensino

Com dois anos e meio de duração, as graduações tecnológicas em Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar possuem estrutura curricular aderente ao mercado de trabalho. “Enquanto coordenador do curso de Gestão Hospitalar, um dos fatos marcantes da minha trajetória na instituição foi tirar o projeto do papel e obter nota 4, em 5, na visita do MEC, em agosto de 2018”, relembra Marcelo Nascimento, que, hoje, integra o corpo docente da instituição e leciona as disciplinas de Faturamento e Gestão de Contratos e Convênios.

A instituição também é responsável pela monitoria estudantil e por formalizar parcerias para oferta de estágios. “São vivências práticas importantes para o desenvolvimento da carreira profissional do aluno. Já nas monitorias, o discente aprofunda conhecimentos na área específica e ainda tem a oportunidade de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos colegas”, explica Tatiana Carneiro, atual coordenadora dos cursos de graduação.

A graduação EAD teve início em fevereiro deste ano, ampliando o alcance para alunos de todo o Brasil. Para Kênia Tatiani da Cruz, da turma de Gestão Hospitalar, a qualidade do ensino foi um dos motivos para a escolha da Faculdade Unimed. “Na minha pesquisa, a estrutura curricular do curso foi a melhor. As atividades interdisciplinares possibilitam a interação entre as matérias, gerando grandes ‘insights’ para o uso diário no trabalho”, explica a estudante, que atua no setor de Gestão do Corpo Clínico de uma instituição de saúde. 

A partir dessa expansão, possibilitada pelo ambiente on-line, foram estabelecidos polos educacionais nas cinco regiões do país, que serão utilizados para os encontros presenciais previstos na graduação EAD, realizados a cada semestre, além de servirem de referência para as atividades acadêmicas da instituição de ensino onde estão localizados. 

No momento, são 10 polos: Unimed do Brasil, em São Paulo (SP); Intrafederativa Leste Nordeste de Minas, em Governador Valadares (MG); Unimed Federação/RS, em Porto Alegre; Unimed Paraná, em Curitiba; Unimed Federação Centro Brasileira, em Goiânia (GO); Unimed Federação Mato Grosso do Sul, em Campo Grande; Unimed Ji-Paraná, no estado de Rondônia; Unimed Ceará, em Fortaleza; Sistema OCB/PE, em Recife; e Sistema OCB/ES, em Vitória.

O portfólio educacional também é composto por pós-graduações lato sensu nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo. Há, ainda, cursos de curta duração e assessorias de gestão. Todas as modalidades, sejam no formato presencial ou a distância, são abertas ao público em geral. Além disso, a instituição trabalha com demandas in company para atendimento ao Sistema Unimed. 
 

Extensão e pesquisa

Para complementar a formação dos alunos da graduação, são realizadas diferentes atividades de pesquisa e extensão universitária. Uma delas é o Cinema Comentado, que visa fomentar o debate sobre questões apresentadas em um determinado filme, mediado por um dos professores da instituição. Este mês, será lançada a COLAB.TECA, que vai possibilitar a interação entre os estudantes por meio da troca de livros dentro da plataforma de ensino virtual.

Com o objetivo de aproximar o ambiente acadêmico da comunidade, o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) desenvolve projetos de extensão, nas áreas de liderança, terceiro setor e cooperativismo, para proporcionar aos estudantes a experiência da transformação social pela aprendizagem. Entre eles, está o trabalho feito com a Associação Ser Parte, que atua nas frentes de educação, desenvolvimento social e geração de trabalho e renda, nos municípios de Contagem e Belo Horizonte (MG). 

Os eventos gratuitos e abertos ao público em geral também integram as ações, como o Encontro de Pesquisa e Extensão, realizado anualmente e que terá, em setembro, sua terceira edição. Em programações anteriores, oficinas e palestras abordaram temas como empreendedorismo, gestão de conflitos e inteligência emocional.

No campo da pesquisa, a novidade é o lançamento do edital para bolsas de Iniciação Científica na instituição, voltadas às turmas da graduação. Além disso, a Revista Científica Faculdade Unimed, lançada em julho de 2019, segue com seu propósito de promover a prática investigativa e o livre acesso à pesquisa científica, com a divulgação de trabalhos acadêmicos de pesquisadores e discentes nas áreas de educação, saúde, cooperativismo e gestão. O periódico on-line é quadrimestral e chegou a sete números publicados. 

Já a Biblioteca Digital disponibiliza, de forma gratuita a toda comunidade acadêmica, mais de mil títulos das áreas de saúde, cooperativismo e gestão. São livros, artigos, periódicos, teses e dissertações, totalmente de acordo com a lei de direitos autorais. A constituição do acervo respeita a pluralidade de ideias, a multidisciplinaridade e a construção coletiva, uma vez que grande parte dos títulos é indicada pelos docentes dos cursos de graduação e pós-graduação e, no primeiro caso, validado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) com base em critérios de relevância acadêmica e social, atualização e aderência aos conteúdos programáticos e objetivos dos cursos.      




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST