Educação a distância potencializa engajamento de colaboradores e cooperados

Publicada 26/02/2018

Ensino virtual é grande aposta da FU em 2018; modalidade proporciona qualificação em menor tempo e custo reduzido

Nenhum funcionário quer ficar no mesmo cargo e posição para sempre. É por isso que muitos voltam para a escola, assumem novos projetos, participam de congressos, se matriculam nos MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses), entre outras iniciativas. Tudo isso para aumentar a escolaridade, a qualificação, as habilidades etc, e evoluir na carreira.

Pesquisa divulgada em 2016 pela Degreed, uma startup norte-americana que estuda formas de aprendizagem ao longo da vida, o que inclui aprendizagem acadêmica, corporativa/profissional, revelou que os programas de treinamento e educação da maioria das empresas dos EUA tendem a ficar muito atrás das necessidades dos funcionários, concluindo que os profissionais buscam a qualificação cada vez mais por conta própria.

No Brasil, mesmo em um cenário de desemprego ainda elevado, o investimento anual das empresas brasileiras em treinamento e desenvolvimento (T&D) cresceu 21% em 2017, atingindo uma média de R$ 788 por trabalhador, de acordo com pesquisa realizada pela Integração Escola de Negócios, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional. No ano passado, as empresas gastaram 0,63% do faturamento bruto investido em T&D, ante o valor de 0,46% investido em 2016. O número, porém, é muito inferior ao investido pelas empresas dos Estados Unidos, por exemplo, onde o porcentual do faturamento aportado em treinamento e desenvolvimento dos funcionários foi de 1,43%, mostra o estudo.

“As empresas devem perceber que investir em T&D é uma vantagem competitiva”, esclarece Marcelo Silva, do setor de Tecnologia de Educação a Distância, da Faculdade Unimed. Ele destaca que é imprescindível que as corporações contribuam no processo de aprendizado contínuo de seus funcionários. “Criar uma cultura de aprendizado que alimente o desempenho e o crescimento na carreira traz inúmeros benefícios, como aumento de produtividade, maior motivação e engajamento dos funcionários, retenção de talentos, desenvolvimento de líderes e muito mais”, pondera.

Ensino a distância como aliado

No ambiente corporativo, novas tendências em educação a distância (EAD) surgem como opção para as empresas que buscam a reciclagem permanente de seus colaboradores. Por conta dos recursos tecnológicos e do acesso mobile, da flexibilidade de horário e do baixo custo, essa modalidade de aprendizagem tem se fortalecido nos processos de capacitação ofertados pelas áreas de educação corporativa das empresas.

A Faculdade Unimed dispõe de uma plataforma virtual de aprendizagem que possibilita às Federações, Singulares e empresas auxiliares do Sistema desenvolverem, executarem e gerirem seus programas de educação corporativa.

A plataforma permite que a empresa personalize o ambiente virtual de aprendizagem com sua logomarca, cores e banners; ofereça suporte ao usuário por meio de FAQs, fale conosco e tutoriais; faça a gestão de cursos e turmas online e presenciais (lançamentos de frequências e notas, correção de avaliações, envio de histórico, participações em fóruns, emissão de certificados, controle dos trabalhos a entregar, envio de newsletters e comunicados, avaliações de reação, agendamento de chats etc); faça a gestão da biblioteca virtual; defina modelos de avaliação de aprendizagem (questões objetivas e de múltipla escolha, verdadeiro/falso, a questões dissertativas etc); pratique uma gestão descentralizada ao permitir o cadastro de equipes para acesso a relatórios, autorização de treinamentos etc; gere relatórios gerenciais padronizados ou customizados que podem ser exportados para Excel, Word, PDF.

É possível desenvolver todo o programa de T&D em uma plataforma virtual de aprendizagem. A plataforma da Faculdade Unimed permite que sejam exploradas diversas metodologias de ensino, como trilhas de aprendizagem, gamificação, webnars, entre outros. É também possível personalizar a plataforma para que a mesma seja usada como intranet. Destaque para as possibilidades de recursos da biblioteca virtual, já que é possível cadastrar todo o universo documental da empresa, limitando ou não acessos, comentários, downloads e mais.

Para mais informações sobre a plataforma de ensino a distância que a Faculdade Unimed oferece ao Sistema Unimed, entre em contato pelo telefone 0800 70 21 301 ou envie um e-mail para [email protected].