Sescoop Nacional é parceiro da Faculdade em convênios para desenvolvimento de cooperativas de saúde

  • Home
  • Notícias
  • Institucional
  • Sescoop Nacional é parceiro da Faculdade em convênios para desenvolvimento de cooperativas de saúde
Publicada 01/02/2018

Programa Qualifica Fase III e pós-graduação em Gestão de Cooperativas Odontológicas são alguns dos projetos aprovados

 

parceria_ocb2.png 
  

A Faculdade Unimed terminou o ano de 2017 com uma excelente notícia: três projetos da instituição com vistas ao desenvolvimento das cooperativas brasileiras foram aprovados pelo Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Isso significa que o Sescoop Nacional é parceiro da Faculdade Unimed nos convênios que preveem a realização do Programa Qualifica Fase III, da pós-graduação em Gestão de Cooperativas Odontológicas, e do projeto que trabalhará competências em colaboradores do Sistema Unimed.

“Toda instituição de ensino tem objetivos que deseja alcançar e metas a cumprir. E os projetos educacionais são grandes impulsionadores. Projetos são ações concretas a serem executadas, necessárias ao processo de ensino-aprendizagem. Essas ações têm como objetivos o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno, a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas. Ter o Sescoop Nacional como parceiro em projetos tão importantes torna nossa visão de ser referência em educação para o Sistema Unimed e para o cooperativismo ainda mais próxima. Mais importante ainda, contribui para a sustentabilidade do cooperativismo”, explica Ary Célio de Oliveira, Executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed.

 

Conheça um pouco mais sobre os projetos, que têm previsão de início neste ano de 2018.

 

Programa Qualifica Fase III

Realizado pela Faculdade Unimed em parceria com a Unimed do Brasil, o programa busca excelência e melhoria contínua dos serviços, bem como capacitação dos colaboradores do Sistema Unimed, com o objetivo de preparar cooperativas e recursos próprios para a gestão da qualidade e obtenção das certificações RN 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ISO 9001, e acreditação ONA – Níveis I, II e III. O Qualifica foi lançado em 2015. Após dois anos, alcançou a marca de 80 adesões, sendo 58 cooperativas e 22 recursos próprios. A Fase III do Qualifica estima a participação de 38 novas cooperativa do Sistema e prevê capacitação de 519 alunos. Na fase III, o foco é a preparação para obtenção das certificações RN 277 da ANS e ISO 9001. Importante destacar outro projeto educacional da Faculdade Unimed fruto do Qualifica: a pós-graduação em Gestão Integrada da Qualidade, que iniciou duas turmas no ano de 2017, as quais estão em andamento.

 

Alguns resultados do Programa Qualifica

selo de ouro.png

- Central Nacional Unimed (CNU)

Desde janeiro deste ano, a Central Nacional Unimed pertence a um seleto grupo - integrado por apenas 4% das operadoras de planos de saúde no país - com qualidade atestada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no nível I - patamar mais alto do órgão regulador. O Programa de Acreditação das Operadoras de Planos de Saúde foi criado em 2016 pela agência reguladora. Inédito no Brasil, é inspirado em modelos internacionais de comprovada eficácia. "O ano começou muito bem, com os resultados positivos do balanço da CNU e com esta acreditação que premia os esforços de nossa equipe, com apoio da Fundação Unimed e Unimed do Brasil, por meio do Programa Qualifica", salienta Ruschi. 

 

- Unimed Curitiba 

Em dezembro de 2017, a Unimed Curitiba também conquistou o Selo de Ouro em qualidade oferecido pela ANS. Isso garante que processos e serviços prestados aos clientes estão em conformidade com as normativas da agência. Para conquistar a premiação, as cooperativas selecionadas deveriam estar em conformidade com a Resolução Normativa 277 da ANS, que instituiu o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde. Seu objetivo é aumentar a qualidade da prestação dos serviços por meio de critérios de avaliação que possibilitam a identificação e solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde com mais consistência, segurança e agilidade. O programa de acreditação tem três níveis: acreditação nível I (para as operadoras que obtiverem nota final entre 90 e 100 pontos); certidão nível II (nota final entre 80 e 89 pontos) ou certidão nível III (nota final entre 70 e 79 pontos). Para atender os requisitos da RN 277 e poder passar pela acreditação, a Unimed Curitiba participou do Programa Qualifica.

 

- Unimed Encosta da Serra 

Com sede na cidade de Taquara (RS), a cooperativa, recentemente, também foi certificada com o Nível Ouro no Programa de Acreditação de Operadoras, da ANS, de acordo com a RN 277.  Trata-se da mais alta distinção que uma operadora de plano de saúde pode receber no Brasil. Tal reconhecimento atesta a qualidade de serviços e a segurança para os clientes em pontos como estrutura e operação, desempenho da rede de profissionais e nível de satisfação dos beneficiários. Para chegar à certificação, a cooperativa foi avaliada em 147 requisitos por um órgão certificador acreditado pelo Inmetro. O resultado foi possível graças a um longo processo de implementação de melhorias, iniciado em 2015, com o ingresso da Unimed Encosta da Serra no Programa Qualifica. De lá para cá, uma verdadeira revolução foi operada na cooperativa e nas suas entregas à carteira de clientes.  

 

Pós-graduação em Gestão de Cooperativas Odontológicas

O convênio firmado entre Faculdade Unimed e Sescoop Nacional possibilitará o desenvolvimento e a realização de um curso de pós-graduação para Gestão de Cooperativas Odontológicas, na modalidade a distância, que terá duração de 24 meses. O objetivo é qualificar colaboradores do Sistema Uniodonto, possibilitando aos alunos conhecimento crítico de informações, experiências acadêmicas práticas e teóricas, além de reflexão apurada quanto aos desafios da gestão de uma cooperativa odontológica. O público-alvo é formado por gestores e colaboradores que exerçam cargos de chefia e/ou gerência do Sistema Uniodonto de Cooperativas. Estima-se a participação de 90 alunos.

 

Projeto que trabalhará competências em colaboradores do Sistema Unimed

 

O objetivo do projeto é a constituição de trilhas de aprendizagem comportamentais e técnicas assistenciais, a fim de capacitar os colaboradores das cooperativas Unimeds, com foco na melhoria da qualidade, padronização do atendimento ao cliente e desenvolvimento organizacional. As Trilhas Técnicas Assistenciais têm como objetivo capacitar os colaboradores para garantir a padronização de procedimentos técnicos que promovem qualidade e segurança na prestação da assistência direta ao paciente. São direcionadas a profissionais com ensino médio completo, graduados e pós-graduados que ocupam cargos relacionados à enfermagem. A metodologia de ensino prevê ensino presencial e a distância. Já as Trilhas Comportamentais estão fundamentadas no Programa de Gestão de Pessoas, que cria condições concretas para apoiar as transformações organizacionais, garante coerência e consistência com os valores que sustentam a relação entre a organização e seus colaboradores. Tais trilhas são destinadas a profissionais empregados de Unimeds aderentes ao programa de gestão por competências, inseridos em todas as trajetórias de carreira. Serão observadas as competências específicas das trajetórias assistenciais e as próprias da trajetória de gestão. Para este projeto, é estimado público inicial de 8.250 colaboradores do Sistema. 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Há 4 dias

Todos juntos pelo Rio Grande do Sul

LER POST
Semana passada

Gestão em Foco é na próxima semana. Participe!

LER POST
30/04/2024

Confira o resultado do edital 04/2024 de seleção de bolsistas de iniciação científica

LER POST