Federação do Mato Grosso fecha programa de Governança, Riscos e Controles para suas singulares

Publicada 31/01/2020

Para se adequar à resolução 443 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que trata sobre a adoção de práticas de governança corporativa para operadoras, a Unimed Federação do Estado do Mato Grosso fechou com a Faculdade Unimed um projeto de assessoria para todas as sete singulares locais: Araguaia, Cáceres, Cuiabá, Norte do Mato Grosso , Rondonópolis, Vale do Jauru e Vale do Sepotuba.

Chamada de Programa G.R.C. (Governança, Riscos e Controles), a iniciativa está prevista para começar em abril e será executada em cinco frentes. A primeira delas refere-se ao diagnóstico e qualificação, quando será identificado o nível de maturidade da cooperativa sobre o tema e realizado um workshop para capacitar dirigentes e colaboradores envolvidos. Outras três serão direcionadas ao desenvolvimento de ações relacionadas à governança cooperativa, gestão de riscos e controles internos. E a última é o monitoramento da implementação dos requisitos previstos pela normativa.

“Fechamos essa parceria para atender as sete singulares da Federação, que são responsáveis por cerca de 430 mil vidas no estado. Estaremos junto com a Faculdade para desenvolver esse trabalho de adequação às necessidades do marco regulatório, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Unimed como um todo”, destaca dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior, presidente da Unimed do Estado do Federação Mato Grosso e da Unimed Cuiabá.

Desenvolvimento
Uma equipe de consultores especialistas da Faculdade Unimed será responsável por acompanhar e implantar as ferramentas de gestão junto às cooperativas, por meio de visitas presenciais e videoconferências para apresentação e validação das ações. A etapa final vai simular uma auditoria, nos moldes da ANS, para verificar se os requisitos da RN 443 foram cumpridos.

“Será o momento para avaliar todo o trabalho, levantando os pontos positivos e de melhoria do processo. Ao final, haverá uma reunião de encerramento com a entrega de um relatório com tudo o que foi realizado”, explica Vinícius Oliveira, gerente de Negócios e Operações da instituição de ensino.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST