FU promove palestra de cuidados paliativos em BH

Publicada 15/03/2019

No dia 13 de março, a Faculdade Unimed promoveu, no seu Centro de Treinamento, em Belo Horizonte, a palestra: “Cuidados Paliativos: Uma Necessidade Urgente”. A palestra ministrada pela coordenadora do Curso pós-graduação de Cuidados Paliativos, Dra. Cristina Guimarães Paes Savoí, recebeu cerca de 50 profissionais dos diversos segmentos da área saúde.

Segundo a coordenadora, o objetivo da palestra é o de promover a discussão e o conhecimento dos profissionais da área de saúde para atuar em cuidados paliativos, possibilitando o enfretamento de situações cotidianas, visando a redução do sofrimento e da dor, atuando eficazmente sobre os sintomas físicos e psíquicos. “Nosso compromisso não é com a morte. É com a vida e como ela será vivida até na hora da morte”, ressalta.

Com origem na Inglaterra e Estados Unidos, o movimento dos cuidados paliativos chegou ao Brasil na década de 1980 e apresentou um crescimento significativo a partir dos anos 2000.  Aos poucos, novas iniciativas e serviços vêm sendo implantados com o propósito de beneficiar mais pacientes, para que possam ser cuidados de forma integral e digna.

A Faculdade Unimed inicia a terceira turma do curso, em Belo Horizonte, no dia 12 de abril. Com carga horária de 396 horas, o curso objetiva discutir o contexto atual que, em decorrência dos processos de transição demográfica e epidemiológica vivenciado no país, tornando-se necessário aprimorar o conhecimento em relação às doenças crônico-degenerativas e neoplásicas, e desenvolver a capacitação de profissionais de saúde diante desse novo cenário. “A implantação dos cuidados paliativos no Brasil ainda é muito recente e a preparação dos profissionais para essa modalidade de assistência integral e multidisciplinar é urgente”, enfatiza a coordenadora do curso.

Para mais informações acesse: Pós Graduação Cuidados Paliativos - Belo Horizonte

 

 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST