Vitória (ES) recebe turma de Pós-Graduação em Perícia Médica

Publicada 28/02/2019

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, foi realizado em Vitória (ES), as primeiras aulas do curso de Pós-Graduação em Perícia Médica, promovido pela Faculdade Unimed. Na aula inaugural, a disciplina "Responsabilidade Civil e Penal do Médico Perito", foi ministrada pelo coordenador do curso, Wagner Fonseca. De acordo com o professor, o objetivo principal da aula foi entender os fundamentos jurídicos para atuação em perícia médica, bem como as implicações jurídicas que envolvem a atuação do médico perito. “Considero esta aula uma das disciplinas introdutórias mais importantes do curso”, destaca.

A especialização surge para auxiliar os profissionais a atuarem com habilidades que vão além do tradicional exame clínico. Com carga horária de 360 horas, a grade curricular é composta por três módulos, divididos em 26 disciplinas, com duração de 18 meses. Os módulos foram organizados para atender aos três pilares de uma boa prática médica-pericial. Além disso, as atividades desenvolvidas durante o curso contarão com a participação de profissionais da área da medicina do trabalho, medicina legal, direito, entre outros. 

O professor menciona que a atividade pericial constitui na análise médica de um indivíduo com o objetivo de constatar níveis de comprometimento estrutural e funcional do organismo humano. “O curso estimula a investigação das consequências situacionais da vida da pessoa, ou seja, a análise das suas atividades diárias, ocupacional, social, afetiva e de formação, porém, sem a finalidade de intervenção no processo de saúde-doença”, afirma.

Outro fator importante para a capacitação nesta área é a crescente demanda judicial e extrajudicial para esclarecimentos de assuntos que envolvem a natureza médica. Segundo Fonseca, essas questões têm sobrecarregado os tribunais e demais instituições envolvidas com o tema "Judicialização da Medicina", o que requer profissionais com formação adequada para atuação em perícias médicas.

“Neste sentido, a proposta do curso de especialização em Perícia Médica é habilitar, capacitar e atualizar o médico interessado de forma estratégica. preparando-o para o ingresso no exercício profissional da Perícia Médica nos domínios do Direito Penal, Trabalhista e Cível. Além das diversas modalidades periciais como Médico-Legal, Administrativa, Previdenciária, Judicial, Tráfego e Securitária”, salienta Wagner.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana passada

Seleção Pública para Filiação de Médicos Cooperados – Unimed Curitiba

LER POST
Semana passada

14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

LER POST
Semana passada

Faculdade Unimed recebe Estação Inova Portal

LER POST