18 de outubro é o Dia do Médico: saiba mais sobre essa data

  • Home
  • Blog
  • Saúde
  • 18 de outubro é o Dia do Médico: saiba mais sobre essa data
Publicada 18/10/2018

Um profissional tão importante para a sociedade deve ter seu trabalho reconhecido, não é mesmo? Por esse motivo, a data de 18 de outubro marca o Dia do Médico no Brasil. Países como Portugal, Itália e Bélgica também escolheram esse dia para prestar homenagem a seus médicos.

Em outras partes do mundo, no entanto, a data é comemorada em diferentes ocasiões. Os motivos que levam cada país a definir um dia para ressaltar a importância dos médicos são variados, mas os objetivos são sempre os mesmos: agradecer o empenho desses profissionais e reconhecer o papel que eles desempenham para a população.

Quer saber mais sobre o Dia do Médico e por que essa data é tão importante? Então continue conosco!

O Dia do Médico no Brasil
De acordo com o catolicismo, o dia 18 de outubro é dedicado a São Lucas, discípulo de Jesus que apresentava habilidades de cura. Algumas passagens da Bíblia reforçam que, além de médico, Lucas era também pintor, músico e historiador.

Desde o século XV, São Lucas é considerado o patrono dos médicos. No entanto, o Dia do Médico só foi estabelecido no Brasil no início do século XX, graças ao Dr. Eurico Branco Ribeiro. Entretanto, não se sabe ao certo desde quando o Brasil celebra a data.

O idealizador da homenagem nasceu em 1902 e se formou em Medicina em 1927. Ele era um cristão devotado com particular interesse pela vida de São Lucas. Seus muitos estudos e publicações sobre o santo o fizeram ser reconhecido como um dos maiores pesquisadores de São Lucas em todo o mundo.

O dia 18 de outubro é uma homenagem a profissionais de todas as especialidades. No entanto, algumas delas são lembradas também em outras ocasiões, de acordo com a data de fundação de suas sociedades. Veja alguns exemplos:

  • 5 de fevereiro: Dia do Dermatologista;
  • 7 de maio: Dia do Oftalmologista;
  • 27 de junho: Dia do Pediatra;
  • 13 de agosto: Dia do Psiquiatra;
  • 15 de outubro: Dia do Neurologista;
  • 30 de outubro: Dia do Ginecologista.

O Dia do Médico pelo mundo
Diversos países cuja população é majoritariamente católica ou que já foram fortemente influenciados por essa religião também comemoram o Dia do Médico em 18 de outubro. Esse é o caso da Polônia, Bélgica, Itália, Espanha, Inglaterra e Portugal.

No entanto, em diversas partes do mundo, a homenagem aos médicos é prestada em outras datas. Normalmente, a celebração comemora avanços importantes da Medicina ou marca o reconhecimento de grandes médicos.

Conheça alguns países que, assim como o Brasil, também declaram sua gratidão e respeito aos médicos!

Estados Unidos
Na terra do Tio Sam, o Dia do Médico é comemorado em 30 de março. A data foi escolhida porque foi nesse mesmo dia, em 1842, que a anestesia foi usada pela primeira vez em um paciente. Embora haja registros que demonstram que a homenagem ocorra desde 1930, foi apenas em 1990 que o então presidente George W. Bush oficializou o Doctor’s Day.

Canadá
O vizinho dos Estados Unidos também celebra o Doctor’s Day, porém no dia 1º de março. A escolha da data foi uma homenagem à Dra. Emily Stowe, primeira mulher a se tornar médica no Canadá. Ela nasceu em 1831, nesse mesmo dia.

Índia
Dia 1º de julho foi o escolhido para celebrar o Dia do Médico na Índia. Trata-se de uma homenagem ao Dr. Bidhan Chandra Roy, um médico muito respeitado e que lutava vorazmente pela liberdade. A data marca tanto o seu nascimento, em 1882, quanto a sua morte, em 1962.

Irã
Nesse país, o Dia do Médico é comemorado no aniversário de Avicena, filósofo islâmico que escreveu centenas de tratados sobre diversos assuntos, incluindo a Medicina. O Irã adota um calendário diferente do nosso, e a comemoração acontece na data equivalente a 23 de agosto.

Venezuela
Desde 1995, o Día del Médico Venezolano é comemorado no dia 10 de março. Esse é o dia do nascimento de José María Vargas, que, além de médico, foi presidente do país entre 1835 e 1836. Ele foi o primeiro reitor da Universidade Central da Venezuela e trouxe muita inovação à Medicina local.

Outros países da América Latina
Na Argentina, em Cuba e em outros países da América Latina, o Dia do Médico é comemorado em 3 de dezembro. Foi nesse dia, em 1833, que nasceu o médico e cientista cubano Dr. Carlos Finlay, responsável pela confirmação da teoria de transmissão da febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti.

A importância de ter uma data para celebrar
Ser médico é abraçar uma profissão que exige muita dedicação e sacrifício. Os profissionais, ao longo de toda uma vida, se preocupam em cuidar do bem-estar e minimizar o sofrimento da população. Trata-se, portanto, de um ofício para aqueles que são capazes de se negligenciar para poder atender ao outro.

O Dia do Médico é uma data simbólica que serve para lembrar a população de todos os esforços que esses profissionais enfrentam em suas jornadas. Além disso, a data também é usada para ressaltar as dificuldades que os médicos encontram no dia a dia, incluindo a falta de recursos e de estrutura tão comum em nosso país.

Portanto, ter um Dia do Médico é uma forma de reconhecer tudo aquilo que esses profissionais fazem pela sociedade. Mas isso não é tudo! A ocasião é também uma maneira de clamar por mais atenção para a área da saúde e cobrar mais investimentos para que os médicos possam ter condições de oferecer à população todo o cuidado que ela necessita.

A data pode ser ainda usada para levantar reflexões sobre a profissão e também para promover ações para atingir o povo mais carente. Mutirões de atendimento, exames e cirurgias, por exemplo, são uma boa maneira de reforçar ainda mais o papel do médico na sociedade.

Assim, o Dia do Médico é sinônimo de reconhecimento e luta. Mais do que um muito obrigado, os profissionais querem condições de continuar fazendo a diferença para a população. Para que isso seja possível, o papel do médico precisa ser cada vez mais valorizado e exaltado.

Gostou de saber mais sobre a origem dessa homenagem e por que ela é tão importante? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e deixe que seus amigos também fiquem por dentro dessa história.




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST