4 dicas para aprender inglês em casa

Publicada 09/07/2021

Falar inglês é uma habilidade cobrada cada vez mais no mercado de trabalho, independentemente da região do país ou da sua profissão. Porém, muitas pessoas têm dificuldades em aprender a língua, seja por falta de tempo para estudar ou porque esquecem o que aprenderam na escola ou no cursinho.

Então, como aprender de vez o idioma? A melhor dica é a prática. Quanto mais você inserir o inglês no seu dia a dia, mais vai aprender e menores serão as chances de esquecer expressões, regras e até mesmo o significado das palavras.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para praticar o inglês de forma fácil e rápida sem precisar sair de casa. Vamos lá!

1. Leitura

A leitura é a melhor forma de expandir seu vocabulário, entender como se usam as regras gramaticais e os tempos verbais.

Para lhe ajudar a ler mais e melhor, o ideal é incluir textos no seu cotidiano:

1. Escolha um portal de notícias estrangeiro e se informe através dele todos os dias. Notícias são mais curtas e diretas, o que torna a leitura mais fácil. Além disso, manter-se informado é importante para todos, o que torna mais fácil criar e  manter este hábito.
  2. Siga pessoas de fora do país nas redes sociais. Redes como twitter são baseadas em textos, ao seguir falantes de inglês você estará sempre em contato com a língua.
  3. Leia os seus livros preferidos em inglês. Escolha um livro que você já gosta e conhece bem para ler em inglês, como você já conhece a história, será mais fácil de acompanhar o que está acontecendo. E em caso de dúvidas, não deixe de consultar o dicionário.
  4. Mude o idioma do seu celular e todos os seus dispositivos para o inglês. Assim, toda vez que for conferir uma mensagem ou ligar para alguém, terá contato com a língua.

Dica extra: ao procurar o significado de palavras, busque primeiro a definição em inglês e tente deduzir o sentido dela pelo contexto. Assim você exercita o seu pensamento em outro idioma e aprende bem mais.

2. Escrita

Tão importante quanto ler, é conseguir escrever e se expressar!

Uma boa opção é começar pela sua lista de compras. Antes de ir ao mercado, anote tudo o que você precisa comprar em inglês e leve consigo somente esta lista, assim você exercita a escrita e a leitura – afinal, ao chegar no mercado você vai precisar entender o que escreveu.

Conforme for ficando mais seguro, comece a fazer todas as suas anotações em inglês.

Caso você conheça alguém que também queira aprender a língua, combine de trocarem mensagens apenas em inglês. Essa é uma ótima maneira de se manter motivado e incluir a escrita na sua rotina.

3. Escuta

A linguagem oral é a que a mais assusta os estudantes de inglês, afinal, mesmo os nativos de inglês têm seus próprios sotaques, gírias e expressões. Além disso, tem pessoas que falam super rápido, outras falam muito baixo ou o ambiente pode estar muito barulhento... várias questões que podem dificultar ainda mais a compreensão.

A boa notícia é que a escuta é uma das habilidades mais fáceis e prazerosas de exercitar, afinal, a ideia é se expor ao idioma, seja através de músicas, séries, filmes, vídeos, podcasts, audiolivros etc.

O importante é consumir o máximo de conteúdo em inglês, logo, na hora de ver filmes e séries, opte sempre pela opção legendada (de preferência, com legendas em inglês). Vídeos no Youtube ou Tiktok em inglês também são uma forma divertida de aprender e se familiarizar com o som das palavras.

É importante ter em mente que no começo é normal não entender nada, confundir as palavras e ficar meio perdido. Porém, com o tempo, você vai ficar cada vez mais acostumado com a língua e sua compreensão irá aumentar.

Uma dica legal é escolher um episódio curto de alguma série da qual você goste bastante e assistir três vezes: uma vez com legendas em português, uma com legendas em inglês e uma apenas com o áudio original. A familiarização com o conteúdo vai te permitir prestar atenção nos pormenores das falas das personagens, como a pronúncia e velocidade de fala, por exemplo.

4. Fala

Por fim, a pronúncia. A melhor e mais eficiente forma de aprender a falar, é falando.

Mesmo que você fale errado, o importante é começar, afinal só é possível corrigir os erros se você errar, certo? Então perca a vergonha e comece a falando sozinho em casa, lendo textos em voz alta e cantando bastante no chuveiro, no carro ou enquanto lava uma louça.

Uma ótima opção é colocar a música com letra e tentar acompanhar como se fosse um karaokê, assim você começa a entender qual é a pronúncia das palavras e ainda se diverte.

Outra dica é combinar com algum amigo de apenas conversar e mandar áudios em inglês, assim vocês dois praticam e ainda podem se corrigir caso falem errado.

Por fim, não se deixe levar pelo perfeccionismo. Não há nada de errado em falar com “sotaque brasileiro”. Todas as pessoas têm sotaque e isso não é motivo de vergonha, afinal, quantas vezes vemos estrangeiros falando português com sotaque e achamos bem legal que ele tenha aprendido nossa língua? O importante é que as pessoas entendam o que você está dizendo e a comunicação aconteça, o seu sotaque é só parte da sua forma de falar e não deve te inibir de forma alguma.

Então deixe a timidez de lado e comece a exercitar o inglês hoje mesmo.

Para mais dicas e conteúdos como este, acompanhe o blog da Faculdade Unimed e compartilhe nas suas redes sociais.