Cooperativismo: reconstruímos melhor juntos

Publicada 02/07/2021

O Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado dia 03/07. O tema, selecionado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é “Reconstruir Melhor Juntos”, como forma de celebrar o papel das cooperativas no combate ao coronavírus – não só do ponto de vista sanitário, mas social como um todo, através da geração de emprego e renda, ações de solidariedade e desenvolvimento de soluções para os diversos impactos da pandemia em nossas vidas – e também na retomada econômica neste e nos próximos anos.

De acordo com o diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI ), Bruno Roelants: “No último ano, testemunhamos como o modelo cooperativo tem trabalhado pelo bem-estar das pessoas e pelo respeito ao planeta, ressaltando o que o movimento cooperativo representa. De fato, reconstruiremos melhor juntos e estou confiante de que veremos muitas histórias de como o movimento cooperativo pode ajudar as comunidades a se fortalecerem no mundo pós-pandêmico”.

De fato, têm um papel importante na retomada econômica e na sustentabilidade neste e nos próximos anos, como podemos ver nos números do Sistema OCB sobre o cooperativismo no Brasil:

• 50 milhões de brasileiros ligados ao setor (+/- 25% da população se somamos o número de cooperados, familiares, empregados e fornecedores diretos);
  • Nº de cooperativas: 6.828;
  • Nº de cooperados: 14,6 milhões;
  • Nº de empregados: 425,3 mil;
  • Ativo total: R$ 351,4 bi;
  • Ingresso e receitas brutas: R$ 259,9 bi;
  • Impostos e tributos recolhidos: R$ 7 bi.

Mais do que empregar milhões de pessoas e contribuir para a produção e distribuição de bens e serviços, os princípios do cooperativismo são parte da superação dos desafios surgidas com a pandemia: a educação, o interesse pela comunidade e a intercooperação foram essenciais para combater uma doença que exige um cuidado coletivo e pediu sacrifícios de todos nós.

No mundo pós-pandêmico, o cuidado com o próximo, a cooperação, a democracia, a valorização da educação e da ciência, devem se fortalecer cada vez mais, pois sem eles teríamos passado por dificuldades ainda maiores no último ano.

Faculdade Unimed: educação e reconstrução

Aqui na Faculdade Unimed foram diversas as ações de auxílio ainda no ano de 2020, como cursos de capacitação para os profissionais de saúde, lançamento da plataforma de telessaúde,  a virtualização de 464 aulas de pós-graduação, 147 turmas de curta duração e 1 de aperfeiçoamento, entre outras ações.

Em 2021, passados mais de um ano de pandemia, além de lidar com o vírus, estamos fazendo parte da reconstrução de uma sociedade mais preparada para lidar com situações emergenciais como a atual e nos preparando para um mundo diferente.

Mantivemos as aulas online como forma de preservação da saúde de nossos alunos e professores, incentivamos a vacinação dos colaboradores e estamos desenvolvendo uma nova estratégia de mercado, focando em soluções híbridas, que unem ações presenciais e a distância, como aulas semipresenciais e a continuidade do trabalho remoto.

Saiba mais sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

A data é comemorada sempre no primeiro sábado do mês de julho desde 1923, porém foi somente em 1995 que entrou para o calendário oficial da Assembleia das Nações Unidas (ONU), tornando-se o dia do cooperativismo no mundo.

Todos os anos são escolhidos diferentes temas para destacar as diferentes atuações das cooperativas no planeta e como elas ajudam a construir um mundo mais justo, igualitário e cooperativo para todos. Para conhecer os eventos realizados neste ano, confira o site especial para esta data na ICA (em inglês): https://www.coopsday.coop/