Como ser um profissional mais criativo?

Publicada 16/07/2021

A criatividade e a inovação são características cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, de acordo com Fórum Econômico Mundial na pesquisa global Future Of Jobs, até 2022 esta será uma das habilidades mais valorizadas pelas grandes empresas em todo o mundo.

Mas por que tantas empresas desejam funcionários criativos? A definição de “criatividade” de acordo com o dicionário Oxford Languages é: inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

Como podemos ver, não se trata de uma habilidade artística, mas de criação, capacidade de pensar em novas ideias, desenvolver novos produtos e projetos e inovar. Independentemente de qual seja a sua área de atuação, ser criativo é um diferencial importante para pensar fora da caixa e achar soluções simples e inovadoras para problemas.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da criatividade, confira cinco dicas para se tornar um profissional mais criativo!

 

  1. Aumente o seu repertório

É muito importante estudar e conhecer as principais tendências da sua área de atuação, no entanto, a criatividade se alimenta de conhecimento e referências. Afinal, não é possível pensar fora da caixa, se você não sair da sua caixa, certo?

Ao ler sobre outros assuntos, você pode ver formas de mudar a sua forma de trabalhar inspiradas em campos totalmente diferentes.

Além de ler sobre temas diferentes, veja filmes diferentes do que você está acostumado, converse com pessoas novas, ouça novas músicas, tudo isso irá expandir a sua visão de mundo e vai criar o ambiente cognitivo perfeito para pensar de forma inovadora.

  1. Tenha novas experiências

Da mesma forma que aumentar seu repertório incentiva o seu cérebro a criar novas associações, viver novas experiências também é importante para refrescar suas ideias.

Viajar para lugares diferentes, fazer um novo caminho até o trabalho, se matricular em um curso sobre algo totalmente diferente dos seus interesses, estudar um novo idioma, o importante é sair da sua zona de conforto e não cair na mesmice.

  1. Perca o medo de errar

Muitas vezes nós preferimos ficar em uma situação desagradável pelo medo de mudar e as coisas não saírem como o esperado, porém, além de não ser saudável para a nossa saúde mental, isto trava a capacidade de inovar.

Para fazer diferente, é preciso se arriscar. Pode ser que dê tudo errado e você precise voltar atrás, no entanto, a tentativa e erro é essencial para atingir resultados inovadores. Além disso, aprender com seus erros é a melhor maneira de se tornar mais assertivo no futuro, pois você já conhecerá o que dá e o que não dá certo e irá criar projetos com mais chances de sucesso.

  1. Tenha paciência

Grandes ideias não surgem do nada. É preciso ter paciência consigo mesmo e não se forçar a ter ideias incríveis a todo instante. Na verdade, muitas vezes as nossas melhores ideias vêm quando menos esperamos, durante o banho ou enquanto dirigimos, justamente porque não estamos nos forçando a pensar em uma coisa só.

  1. Entenda o problema como um todo

Para criar uma solução incrível, é preciso entender exatamente qual é o problema.

Veja a situação como um todo, em qual contexto ela está inserida, quem participa deste processo, como o problema surgiu e qual são as suas consequências. Quanto mais informação você tiver, mais você irá entender o que precisa ser resolvido e poderá pensar em algo assertivo.

  1. Conviva com pessoas de diferentes estilos e personalidades

Pessoas diferentes tem perspectivas diferentes e por isso, quanto mais diversa for a sua equipe, maiores os índices de inovação.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Accenture, empresas com grandes índices de diversidade e inclusão são mais inovadores e contam com colaboradores 6 vezes mais criativos do que os concorrentes. Fica claro como equipes formadas por pessoas de diferentes etnias, gêneros, sexualidade, religião, com diferentes histórias de vida e formas de pensar, é altamente benéfico para a criação de uma cultura de inovação e, consequentemente, para o sucesso da empresa.

 

COMO SE CAPACITAR PARA SER UM GESTOR INOVADOR?

Qualificar-se é uma boa maneira de começar a identificar pontos de mudança interessantes na sua organização. É possível fazer desde cursos livres voltados para a inovação, até cursos de gestão hospitalar, que lhe ajudarão a ter uma visão mais completa da gestão em estabelecimentos de saúde.

Caso você já tenha uma graduação, investir em cursos de pós-graduação, como o MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde da Faculdade Unimed, é uma forma interessante de conhecer as técnicas de inovação em profundidade e já diretamente voltadas para os serviços de saúde.

Ficou interessado em investir na sua formação? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

 

 




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST