Alzheimer: 10 sinais de alerta para o aparecimento da doença

  • Home
  • Blog
  • Diversos
  • Alzheimer: 10 sinais de alerta para o aparecimento da doença
Publicada 23/07/2021

Cuidar de um familiar ou paciente com Alzheimer é um desafio. O idoso adoecido precisa de cuidados físicos e psicológicos, o que é um desafio para seus cuidadores, que muitas vezes ainda precisam lidar com comportamentos agressivos e confusos.

Com o número de pessoas afetadas pela doença cresce a cada a ano, é cada vez mais importante aprender a identificar os sinais do Alzheimer ainda nos seus estágios iniciais e se capacitar para esta tarefa difícil, mas recompensadora de cuidar de um ente querido ou atuar como cuidador de idosos.

Pensando nisso, neste post separamos algumas informações importantes sobre o Alzheimer, como os primeiros sinais da doença e como lidar com os pacientes.

 

Alzheimer: primeiros sintomas

Identificar o Alzheimer ainda no seu estágio inicial é muito importante para retardar os seus efeitos e melhorar a qualidade de vida do paciente, uma vez que a doença não tem cura, mas seus sintomas podem ser manejados de forma a piorarem de maneira mais lenta.

De acordo com a Alzheimer’s Association, uma associação internacional que pesquisa o tema, os 10 primeiros sintomas de Alzheimer em fase inicial são:

  1. Perda de memória que afeta a qualidade de vida

A pessoa passa a esquecer datas e eventos importantes, tem dificuldade em assimilar novas informações e pergunta as mesmas coisas repetidas vezes, passando a depender de lembretes e familiares para realizar atividades que antes fazia sozinho. É diferente de um esquecimento eventual, que é normal e afeta a todos.

  1. Dificuldades para resolver problemas

Dificuldades em lidar com números (como calcular um troco simples), seguir uma receita de família, perder o controle de contas (pagar o mesmo boleto várias vezes e deixar de pagar um que ainda está em aberto, por exemplo), dificuldades de concentração e levar mais tempo para fazer coisas que antes fazia com facilidade.

Cometer erros ocasionalmente é normal, mas se tornam um sinal de alerta quando passam a ser frequentes.

  1. Esforço para fazer tarefas rotineiras

A pessoa com Alzheimer precisa se esforçar muito para fazer atividades diárias, como preparar listas de compras, conseguir dirigir até a própria casa ou jogar seu jogo preferido.

  1. Confundir-se no tempo e espaço

Embora seja comum esquecer o dia da semana às vezes, isto passa a ser um sintoma preocupante quando tem dificuldades em acompanhar a passagem do tempo. Outro sintoma é perder-se em locais conhecidos, não reconhecendo onde está e nem como chegou ali.

  1. Problemas de vista

Ter problemas de vista na terceira idade é algo muito comum, no entanto, também pode ser um sinal de Alzheimer. Ter dificuldades de leitura, na identificação de cores e contrastes e até mesmo para entender a distância até um determinado lugar, causando problemas para dirigir e até falta de equilíbrio, são sintomas comuns entre pacientes da doença.

  1. Dificuldade para escrever e lembrar palavras

Pessoas com Alzheimer tem dificuldades para escrever e lembrar de palavras, o que afeta a sua capacidade de manter conversas. Também é comum chamar objetos comuns pelos nomes errados (por exemplo, chamar uma chaleira de panela de café).

  1. Guardar objetos no lugar errado

Guardar objetos no lugar errado, como deixar o controle remoto dentro da geladeira ou guardar os óculos na gaveta de talheres, podem indicar Alzheimer se acontecer repetidas vezes e a pessoa não conseguir encontrar o objeto depois. Com o progresso da doença, é comum acusar alguém de ter roubado o objeto perdido.

  1. Comprometimento da tomada de decisão

O indivíduo passa a ter dificuldades em tomar decisões, o que pode acarretar problemas em lidar com dinheiro e prestar menos atenção na forma como se veste e na sua higiene básica.

  1. Afastar-se de amigos e familiares

Devido as dificuldades de manter conversas e realizar atividades simples, a pessoa tende a se afastar do convívio social, parando de visitar amigos e familiares e deixando de lado hobbies que antes eram fonte de prazer, como costurar, caminhar, ler ou viajar.

  1. Humor instável

Humor instável e mudanças na personalidade são muito comuns nos pacientes desta doença. A pessoa pode se tornar confusa, triste, ansiosa, medrosa, passa a desconfiar de todos e a agir com agressividade. Fica magoada com facilidade e chora muito.

 

Como podemos ver, todos estes sintomas, mesmo em sua fase inicial, trazem sofrimento para o doente que perde qualidade de vida e vê sua autonomia diminuir, pois precisa dos cuidados de terceiros para cuidar da casa, das contas e de si mesmo. No entanto, os cuidadores também sofrem com o avanço da doença, pois o paciente exige cada vez mais cuidados e, devido às mudanças de personalidade, pode se tornar agressivo e aparentar pouca ou nenhuma gratidão pelos cuidados recebidos.

Por mais difícil que seja, é importante não levar essas atitudes para o lado pessoal e entender que se trata de um sintoma da doença.

Devido a urgência do tema, a Faculdade Unimed irá realizar no dia 29/07 a palestra "Por que falar de Alzheimer? A importância da linha do cuidado com o idoso" com a professora Raquel Souza Azevedo, especialista em Geriatria e Gerontologia e no Cuidado com o Idoso. Nela, ela irá falar mais sobre o cuidado do paciente com Alzheimer e como lidar com as alterações de comportamento no dia a dia.

Neste evento também faremos o lançamento do curso Incapacidade Cognitiva em Alzheimer. Com 8 horas de duração, o curso aborda o que é cognição e as principais causas de incapacidade cognitiva (demências, depressão, delirium e doenças mentais). O estudante aprenderá sobre as principais demências reversíveis e irreversíveis, como lidar com as alterações comportamentais e principais adaptações ambientais e cuidados na incapacidade cognitiva. Ele é voltado para cuidadores, familiares e profissionais da saúde que lidem com pacientes idosos.

Para saber mais sobre a palestra e como se inscrever no curso, clique aqui.




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST