Afinal, o que é e como funciona a auditoria médica?

Publicada 16/09/2022

Atualizado em 23/09/2022

 

A auditoria médica é, sem dúvida, uma área em ascensão no campo da saúde. Essa prática se tornou uma necessidade diante dos altos custos e todas as peculiaridades dos processos de um hospital ou outros estabelecimentos de saúde, sejam públicos ou privados.

É preciso que os serviços e procedimentos sigam padrões e regras preestabelecidos para que se alcance a eficiência na gestão e na qualidade do atendimento.

Quer entender melhor as características da auditoria médica, sua importância e o perfil profissional do auditor? Acompanhe nosso post e conheça também detalhes da pós-graduação da Faculdade Unimed voltada para essa área.

O que é auditoria médica?
A auditoria médica funciona como um instrumento de gestão e fiscalização independente. Consiste em uma avaliação criteriosa e sistemática das contas, serviços e procedimentos de um hospital, consultório, clínica e outros serviços de saúde.

O intuito é fazer uma inspeção completa para saber se os processos são cumpridos de forma eficiente e de acordo com normas, protocolos e padrões previamente estabelecidos.

Caso sejam detectadas inconsistências ou irregularidades, é feita uma intervenção para que elas sejam corrigidas, readequadas ou melhoradas.

A auditoria médica criou também uma nova forma de comunicação entre o médico que faz a prescrição e o auditor.

Como funciona a auditoria médica e qual é a sua importância?
A auditoria pode ser interna ou externa e é realizada em âmbito público — no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de avaliar a destinação correta de recursos e a atenção ao usuário — e no privado, como em hospitais e clínicas particulares e de planos de saúde, constituindo um indicador de qualidade e de equilíbrio financeiro.

Mas, na prática, como funciona esse instrumento de gestão? Entre diversas ações, o auditor faz a análise de:

  • relatórios, registros e documentos técnico-administrativos, comparando-os com indicadores gerenciais;
  • prontuários para a verificação do cumprimento dos protocolos e forma de trabalho das equipes multidisciplinares;
  • solicitações, avaliação da qualidade de atendimento e adequação de condutas e revisão.

É uma ferramenta de extrema importância, pois refere-se a um ambiente que realiza atendimentos de saúde, ou seja, qualquer erro pode ter consequências graves. Além disso, materiais, medicamentos e equipamentos médicos têm um alto custo, por isso precisam de regras para seu uso racional.

A auditoria médica envolve também o desempenho das equipes de todos os setores da instituição, que precisam trabalhar de acordo com os parâmetros e boas práticas estabelecidas. Quando feita de maneira completa, torna-se ainda um instrumento para aprimoramento contínuo dos colaboradores.

Finalidade da auditoria médica
O objetivo é prevenir e identificar processos de não conformidade, garantindo segurança e qualidade em todas as etapas do cuidado ao paciente e também a sustentabilidade financeira da instituição.

Dessa maneira, a auditoria trabalha no sentido de:

  • evitar serviços mal executados;
  • melhorar procedimentos técnicos, administrativos e éticos;
  • identificar erros operacionais;
  • verificar a qualidade da assistência.

Modalidades de auditoria médica
A auditoria é dividida em modalidades, cada uma com funções específicas. São elas:

  • auditoria preventiva;
  • auditoria operacional — que compreende a auditoria de contas;
  • auditoria analítica.

É obrigatório que todo hospital passe por auditorias?
Para que um hospital consiga trabalhar de modo eficiente e com a destinação adequada de recursos, é preciso que a atuação de todos os setores passem por auditoria. Isso por se tratar de uma organização complexa e sujeita a uma série de riscos.

Os procedimentos auditados devem estar dentro das normas técnicas, preceitos éticos e legais, protocolos científicos, regras para a prestação de serviços, além de tabelas de honorários.

Esse controle é fundamental para a sobrevivência financeira da instituição e para a garantia de um atendimento completo, de excelência e seguro ao paciente.

Qual é o perfil de um médico auditor?
O auditor em saúde deve zelar pelo sigilo profissional e atuar com imparcialidade para desempenhar suas funções com independência — apurando de modo ético as contas e os procedimentos prescritos pelo médico.

É importante que ele tenha algumas habilidades pessoais, como:

  • boa comunicação;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • capacidade analítica;
  • organização;
  • discrição.

O profissional deve saber argumentar, ter uma visão global da instituição e estar preparado para enfrentar desafios e para sugerir estratégias. Além disso, precisa ter habilidades de gestão e estar atualizado com as novidades dessa área.

Como o médico pode se preparar para realizar auditorias?
O médico pode ampliar sua área de atuação em um segmento que ainda carece de profissionais especializados. A auditoria médica oferece boas oportunidades de carreira, porém é importante fazer uma especialização — como o curso de pós-graduação em Auditoria em Saúde, oferecido pela Faculdade Unimed.

O curso tem um conteúdo programático consistente, em que o aluno aprende sobre indicadores, gestão de custos, avaliações de serviços de saúde, legislação e ética em saúde, noções de perícia, sinistralidade, entre outros tópicos. Dessa maneira, está apto para realizar a auditoria de modo eficiente em instituições de saúde públicas e privadas.

Conteúdo atualizado
A Faculdade Unimed tem o cuidado em oferecer um curso com temas atualizados, que mescla princípios teóricos e habilidades práticas. Dessa forma, o médico conhece como é o dia a dia profissional de um auditor e se torna apto para atuar em:

  • hospitais (públicos e privados);
  • unidades básicas de saúde;
  • secretarias e outros órgãos de saúde;
  • clínicas;
  • estabelecimentos de assistência à saúde;
  • operadoras de planos de saúde;
  • empresas que prestam serviços de auditoria em saúde.

A pós-graduação é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e para quem já trabalha na área de administração e gestão no segmento da saúde, mas quer ampliar o conhecimento e se atualizar.

Credibilidade
Você pode ficar tranquilo ao escolher um curso da Faculdade Unimed, já que estará estudando em uma instituição de referência e credibilidade quando o assunto é saúde, gestão e cooperativismo.

Além disso, a pós-graduação em Auditoria em Saúde é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com corpo docente qualificado e multidisciplinar.

A auditoria médica é fundamental para uma administração eficiente, o que inclui qualidade da assistência e gestão sustentável. É uma área promissora para médicos que querem diversificar seu conhecimento, progredir na carreira e contribuir para a melhoria dos processos de instituições de saúde.

Ficou interessado na pós-graduação em Auditoria em Saúde? Entre em contato com a Faculdade Unimed e conheça todos os detalhes desse curso!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST