Como escolher a pós-graduação ideal para você?

Publicada 28/01/2021

Estar em contínuo aprendizado é essencial em qualquer carreira e isso leva muitos profissionais a procurarem por uma pós-graduação. Nela, é possível conhecer novas tecnologias e ferramentas de trabalho, entender a fundo as tendências do seu mercado de atuação e expandir a sua rede de networking.

Porém, com tantas opções disponíveis o mercado, como descobrir a ideal para você?

Neste artigo você verá quais são os pontos mais importantes a levar a em consideração na hora de escolher o curso certo para o seu perfil.

 

Como escolher uma pós-graduação?

É preciso pensar em várias questões na hora de escolher um curso de pós-graduação: quanto tempo você tem disponível para estudar? Como escolher a melhor instituição? Qual modalidade melhor se encaixa na sua rotina? Qual tipo de pós-graduação escolher? Qual o valor do investimento? Abaixo, analisaremos cada uma delas separadamente.

 

Quanto tempo você tem?

Avalie quanto tempo você tem para se dedicar aos estudos. Como qualquer curso, uma pós-graduação exige dedicação para além da sala de aula.

Mesmo que o seu curso tenha encontros apenas uma vez por semana, é preciso levar em consideração o tempo necessário para ler os textos passados pelo professor, fazer os exercícios, estudar para provas e escrever o TCC. Caso opte por um curso presencial, também é preciso levar em conta o tempo de deslocamento até a instituição de ensino.

Assistir as aulas é apenas uma pequena parte do processo de aprendizagem e é preciso tempo para absorver tudo o que a pós tem para oferecer.

Além disso, também avalie a carga horária e como ela é distribuída. A carga horária mínima exigida pelo MEC para cursos de especialização é de 360 horas, no entanto, elas podem ser distribuídas ao longo de 12, 18 ou até 24 meses, por exemplo, isto irá depender de como cada instituição distribui estas horas.

Se você tem pressa, é melhor optar por cursos concluídos em menos, mas que tem mais aulas durante a semana. Porém, se o ideal para você é ter aulas apenas uma vez na semana ou no mês, um curso que será concluído em mais tempo pode ser melhor.

 

Escolha uma boa instituição de ensino

Assim como na graduação, é importante buscar por uma instituição reconhecido pelo MEC, como a Faculdade Unimed. Isto irá garantir que o certificado que você irá receber ao final do curso realmente é válido.

Procure saber qual é a qualificação dos professores, a estrutura oferecida e o renome da instituição no mercado, quanto mais reconhecida ela for, melhor ficará no seu currículo.

No caso de cursos a distância, procure saber como é o ambiente virtual de aprendizagem e as metodologias aplicadas. A cada dia surgem maneiras mais interessantes de se aprender de forma online e que vão muito além de uma simples aula gravada em vídeo.

 

Tipo de curso: qual mais se adapta ao seu perfil?

Existem três tipos principais de pós-graduação: lato sensu, stricto sensu e MBA.

O MBA e a pós lato sensu, mais conhecida como especialização, são cursos voltados para o mercado de trabalho. Nelas você irá aprender como aplicar na prática o que está aprendendo e como se preparar para a rotina de trabalho. Caso o seu objetivo seja crescer na sua empresa, buscar uma recolocação ou mesmo cuidar melhor do seu negócio, estes cursos são mais interessantes.

Já o stricto sensu é voltado para a pesquisa científica. São os cursos de mestrado e doutorado. Embora eles também possam agregar bastante a quem trabalha no mercado, eles são mais relevantes para quem pretende seguir a carreira na docência ou como pesquisador.

Hoje existe também a opção de mestrado e doutorado profissional, que mesclam a pesquisa científica com as necessidades do mercado. São uma ótima opção para quem tem um perfil mais acadêmico, mas que deseja fazer pesquisas diretamente ligadas ao mercado de trabalho.

 

Modalidade

Hoje é possível encontrar cursos de pós-graduação na modalidade presencial, a distância e híbridos.

Os cursos presenciais são aqueles com encontros semanais. Estar em sala de aula com os colegas é uma ótima forma de fazer networking, além de garantir uma interação maior entre alunos e professor. Caso estas questões sejam importantes para você, considerar a modalidade presencial é uma boa ideia.

Os cursos a distância normalmente não têm tanta interação, o que pode diminuir as chances de networking, entretanto, ele permite economizar tempo com deslocamento até o local da aula, liberando horas importantes para se dedicar aos estudos. Além disso, com o avanço da tecnologia, conhecer os colegas e os professores mesmo a distância é cada vez mais fácil.

Caso economizar tempo sem perder qualidade seja essencial para você, a melhor escolha pode ser o EaD.

Já o ensino híbrido é uma mistura dos dois. Com algumas aulas presenciais e parte do curso a distância, ele permite unir o melhor dos dois mundos: diminuir os custos com transporte e aumentar a convivência entre alunos e professores.

Nos cursos voltados para a área da saúde, é comum a presença de disciplinas realizadas em laboratório que exigem que os alunos estejam em sala fisicamente. O ensino híbrido permite que estas aulas sejam realizadas in loco, enquanto as outras são feitas de maneira virtual. Isto é uma forma de otimizar o tempo dos alunos, sem abrir mão de aulas que exigem a mão na massa.

Para quem tem pouco tempo, mas acha importante ter aulas presenciais, o ensino híbrido pode ser a escolha ideal.

 

Pesquise bastante sobre os cursos

Na hora de escolher qual curso fazer é preciso saber:

  1. O que você deseja aprender?
  2. O que o curso está oferecendo?

Conhecer bem a si mesmo, qual é o motivo pelo qual você quer fazer uma pós-graduação e o que espera aprender é essencial para escolher um curso que realmente atenda às suas necessidades.

Por outro lado, é importante conferir quais são as disciplinas oferecidas, as ementas, a carga horária e o foco do curso. Isto evitará frustrações no futuro, pois você não irá entrar em um curso que não tem a ver com o que você deseja.

 

Custos

Educação nunca é um gasto, mas um investimento. No entanto, é preciso saber se você tem condições de lidar com este investimento no momento.

Além de conferir o preço total, procure saber em quantas vezes é possível parcelar o pagamento, se há opções de bolsas, desconto no pagamento a vista ou algum tipo de facilidade no pagamento.

A Faculdade Unimed oferece a possibilidade de financiamento em até 48x. Na página dos nossos cursos há a opção de fazer uma simulação e escolher o financiamento que mais se adequa ao que você precisa.

Para mais informações, basta entrar em contato com a nossa central de atendimento clicando aqui.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!


Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301



ÚLTIMOS POSTS

Há 2 dias

O que é e como funciona o ensino híbrido?

LER POST
Há 4 dias

Saiba mais sobre a Farmácia Clínica e Oncológica

LER POST
Semana passada

O que é enfermagem em urgência, emergência e terapia intensiva?

LER POST