Conheça o trabalho do profissional de secretariado

Publicada 23/05/2022

As organizações, de maneira geral, têm exigido cada vez mais qualificação de seus profissionais, solicitando habilidades relativas à criatividade, proatividade e atuação constante para enfrentar os desafios da competitividade e expansão.

Diante disso, o profissional de Secretariado deve estar preparado para assumir papéis de assessoria, organização e gestão das rotinas de escritório, de reuniões e viagens, planejamento e execução de eventos, redação de documentos, dentre outros.

Esse profissional deve estar preparado para assumir papéis de assessoria, organização e gestão das rotinas de escritório, mas, afinal, o que faz um secretário? Qual é a sua rotina e seus principais desafios? Como é o mercado de trabalho na área e o que se espera destes profissionais? Essas e outras respostas você encontra aqui. Boa leitura!

O QUE FAZ O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO?

Secretariado é uma área ligada à diretoria das organizações e participa ativamente de ações importantes baseadas nas decisões das empresas, como a gestão de contratos, agendamento de viagens, organização de encontros entre gestores, e por aí vai. Muitas organizações, inclusive, contam com um departamento de Secretaria.

Algumas de suas principais atribuições são: assistência e assessoramento direto a executivos; redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; garantir a integridade de documentos importantes, como contratos, licitações e alvarás de funcionamento; organizar a agenda dos gestores e executivos; realizar relatórios administrativos; versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; atendimento ao cliente; coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas.

QUAL O PERFIL DESTE PROFISSIONAL?
 Boa capacidade de comunicação

Em sua rotina, o profissional de secretariado lida com colaboradores da empresa, diretores, fornecedores e visitantes, de forma que saber comunicar-se bem é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades. Por também ser responsável pela elaboração de documentos e relatórios, é imprescindível que ele também saiba se comunicar com clareza por meio da escrita.

Trabalho em equipe

Por integrar uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes formações e perfis, a capacidade de trabalhar em equipe é essencial para exercer com excelência o trabalho de secretário. Independentemente da área de atuação da empresa, esta habilidade é importante para manter a organização da rotina de trabalho, realizar planejamento das agendas e incentivar a cooperação e colaboração entre todos os membros da equipe, integrando os diferentes atores, saberes, práticas e interesses.

Capacidade de tomar decisões

O secretário atua diretamente com profissionais estratégicos da empresa, de forma que é preciso tomar decisões importantes em um curto espaço de tempo. Ser capaz de tomar decisões de forma racional mesmo sob pressão é uma habilidade importantíssima para quem deseja atuar com atividades estratégicas para o desenvolvimento de uma organização.

COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO EM SECRETARIADO?

A profissão de Secretariado Executivo é considerada uma das mais dinâmicas e em maior crescimento no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa do Grupo Catho, o Secretariado é um mercado de trabalho que já existe há muito tempo e que, mesmo com o advento da tecnologia, continua em expansão. Porém, devido às contínuas mudanças tecnológicas, o perfil requerido do profissional é cada vez mais exigente. São exigidas hoje habilidades pessoais, além de conhecimentos especializados. As médias salariais variam de acordo com a região do país, o tamanho da empresa e o tipo de atuação, podendo chegar em até R$ 8.000 para Secretários Trilíngues em grandes empresas.

COMO SE TORNAR UM SECRETÁRIO?

A Faculdade Unimed conta com um excelente curso de Graduação Tecnológica em Secretariado. Voltado para profissionais que desejam que atuam ou gostariam de atuar no segmento gestão/assessoria ou que busquem se capacitar para atuação na área, é uma formação completa ofertada na modalidade a distância. O curso é ministrado por um corpo docente multidisciplinar, experiente e preparado para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Os estudantes construirão conhecimentos indispensáveis ao seu exercício profissional considerando sua competência e habilidade adquiridas para atuar no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho, sempre focado na ética, segurança e nos resultados estratégicos das instituições onde atuará.

O curso é ofertado na modalidade a distância e tem duração de dois anos. Para saber mais e se matricular, clique aqui!