Home Office: como montar um escritório para trabalhar em casa

• Diversos
  • Home Office: como montar um escritório para trabalhar em casa
Publicada 28/01/2022

É inegável que o home office se tornou uma realidade, diante disso, investir em um bom local para trabalhar é importante para garantir que você consiga se concentrar ao longo do dia, aumentando a sua produtividade, mas sem prejudicar a sua saúde, nem o seu bolso.

No post de hoje reunimos algumas dicas para você montar o seu escritório em casa. Continue lendo para saber mais!

Escolha um local tranquilo

O primeiro passo é escolher um local tranquilo e que, de preferência, não será dividido com outras pessoas da casa. Trabalhar na sala, por exemplo, implicará em ouvir a televisão ligada, ligações de telefone, música, conversas e muito mais, o que torna este um ambiente não muito adequado para trabalhar.

Por mais que seja uma casa pequena, é importante optar por um local que não seja barulhento e não tenha grande circulação de pessoas, assim você conseguirá focar nas suas atividades ao longo do dia e realizar reuniões online sem precisar lidar com intervenções externas.

Não esqueça da iluminação

Depois de escolher o local, é importante pensar na iluminação. Um ambiente bem iluminado irá ajudá-lo a trabalhar melhor e vai preservar a sua saúde, afinal, você não vai ter que ficar forçando a vista para enxergar no escuro ou lutar contra o brilho excessivo de uma iluminação mal planejada.

Uma dica para quem quer gastar pouco é fazer o escritório perto de alguma janela, assim você garante a luz do sol durante o dia e ainda economiza na conta de luz. Caso o sol fique no seu rosto, basta colocar uma cortina clara e leve para que a luz entre, mas não atrapalhe.

Quanto às lâmpadas, opte por luminárias centrais ou uma iluminação com LED mais direcionada à sua mesa.

Mantenha a organização

Outro ponto importante é a organização do espaço. Invista em gavetas, caixas organizadoras e cestos para guardar materiais e acessórios de trabalho e tire um tempo todos os dias para guardar cada coisa em seu lugar. Um ambiente bagunçado e sujo é inimigo da concentração e nos deixa sobrecarregados.

Invista em uma boa cadeira

Muitas pessoas acabam escolhendo qualquer cadeira que tenham em casa, porém, no longo prazo isto pode resultar em dor nas costas e problemas de postura.

Para evitar que isso aconteça é importante levar em consideração alguns itens na hora de escolher uma cadeira:

1. Encosto: deve ser alto e se moldar às costas;
  2. Regulagem de altura: importante para garantir que a altura da cadeira fique adequada em relação à altura da mesa;
  3. Apoio para os braços: é um item fundamental para manutenção da postura ao permitir que os braços fiquem em um ângulo de 90º.

Além disso, não esqueça do conforto. Opte por cadeiras cujo tecido não esquente muito (a menos que você more em uma cidade fria a maior parte do ano) e que seja confortável ao toque.

A mesa também é importante

Dependendo das atividades que você executa no seu dia a dia, pode ser preciso ter uma mesa muito grande, mas se você basicamente só usa o notebook, uma mesa menor é suficiente. O importante é selecionar uma que abarque tudo o que você precisa fazer rotineiramente, com espaço para guardar seus materiais e mantê-la sempre organizada.

Além disso, ela também deve ter uma altura adequada em relação ao usuário, pois se for muito baixa ou muito alta, você acabará forçando o pescoço e a coluna, o que trará danos a sua saúde no médio e longo prazo.

Use as cores ao seu favor

Para dar ao seu escritório uma sensação de amplitude, use cores claras – estejam elas nas paredes ou nos móveis. Tonalidades mais claras também transmitem serenidade e tranquilidade. Se você gosta de cores vivas, use-as em acessórios ou em móveis pequenos, assim elas dão vida ao ambiente sem deixá-lo pesado.

Conforto térmico

O conforto térmico deve ser considerado na hora de montar o seu home office. Ambientes muito quentes precisam de canais de circulação de ar, como ventiladores, janelas grandes e ar-condicionado, além de umidificadores, cortinas e demais itens que ajudem a amenizar a sensação de calor. Já em locais frios, é interessante investir em aquecedores e isolantes térmicos.

Reduza os fios

Fios espalhados podem causar acidentes e trazem uma sensação de bagunça e desorganização. Para resolver este problema, procure móveis que tenham a possibilidade de esconder os fios e tente deixar todos juntos, prendendo-os com fitas organizadoras, por exemplo.

Contrate um seguro residencial

Ao transformar a sua casa no seu local de trabalho, é preciso investir na segurança do seu espaço. Neste contexto, o Seguro Residencial é uma ótima alternativa para garantir a proteção dos seus bens e das pessoas que você ama.

O Seguro Residencial da Seguros Unimed traz coberturas importantes para um home office, como cobertura contra danos elétricos (como equipamentos queimados por quedas de luz), incêndios e roubos. Também estão incluídos a prestação de serviços como conserto de eletrodomésticos, dedetização da casa e descarte de móveis e equipamentos.

Para saber mais sobre o Seguro Residencial da Seguros Unimed, clique aqui.

Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a montar o escritório dos sonhos.