Por que publicar um artigo científico?

Publicada 11/02/2022

A revistas científicas são a principal forma de difusão do conhecimento produzido por cientistas em todo mundo. O principal formato de publicação são os artigos científicos, cujo objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento. Eles são a melhor maneira de difundir os resultados de uma pesquisa, independentemente da área de atuação.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem quais são os benefícios de publicar um artigo em uma revista científica e este é o tema do post de hoje. Continue lendo!

Quais são os benefícios de publicar artigos científicos?

Os benefícios de compartilhar os resultados da sua pesquisa são muitos e vão desde colaborar para o avanço do conhecimento científico até aprimorar o seu currículo e trazer mais oportunidades de trabalho em pesquisa. Vamos ver cada um em detalhes:

Divulgação científica: a pesquisa científica é extremamente importante para o avanço do conhecimento. É através dela que são desenvolvidos remédios, vacinas e tratamentos médicos que salvam vidas. Mas a pesquisa científica também é importante para a sociedade pois pode servir como base para a implementação de políticas públicas como o combate ao desmatamento e criação de novas formas de energia sustentável.

A cada novo artigo publicado, um novo bloquinho de conhecimento é adicionado e toda a sociedade é beneficiada.

Valorização do trabalho do autor: ao publicar em um periódico científico, o autor é mais valorizado pela comunidade acadêmica, que passa a conhecer o seu trabalho. Com isso, ele pode ser convidado para palestras, entrevistas, seminários e começar a se tornar referência naquela área.

Apresentação dos resultados: muitas instituições de ensino e/ou pesquisa, bem como empresas que investem em pesquisa, muitas vezes requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho e/ou estudo através da publicação de artigos técnico-científicos. O objetivo é o mesmo do autor: mostrar a relevância do que é pesquisado naquela instituição e aumentar a sua credibilidade e relevância.

Incrementar o currículo acadêmico: ter publicações no seu currículo acadêmico aumenta consideravelmente as chances de ser aprovado em processos seletivos de pós-graduação como mestrados e doutorados, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Essas publicações são tão relevantes que no Brasil há um currículo acadêmico, o currículo Lattes, adotado por todas as instituições de ensino e pesquisa do país e nele há uma aba exclusiva para a inserção de artigos científicos publicados.

Valorizar o seu currículo no mercado de trabalho: o investimento em ciência também é associado a uma maior inovação dentro das empresas, o que é essencial para o crescimento das próprias empresas e o desenvolvimento econômico do país. Desta forma, empresas que investem em inovação procuram por profissionais com habilidades em pesquisa e que sabem aplicar o que é produzido academicamente no dia a dia das empresas.

Quem pode publicar um artigo científico?

Pesquisas em qualquer nível de especialização podem ser transformadas em artigos, isto é, alunos a partir da graduação já podem escrever seus artigos. Algumas revistas, no entanto, aceitam apenas artigos escritos por profissionais que já estejam na pós-graduação, por isso, fique atento aos requisitos de cada instituição antes de enviar o seu trabalho.

Revista Científica Faculdade Unimed

A Revista Científica Faculdade Unimed é especializada nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo. Ela publica artigos, relatos de experiências, resenhas e resumos de monografias, dissertações e teses já aprovadas.

A Revista é quadrimestral, mas aceita materiais de forma contínua, isto significa que é possível enviar o seu artigo a qualquer momento. Para saber mais e conferir as últimas edições, basta acessar o site do periódico.