Saiba como está o mercado para gestor de cooperativas

Publicada 03/11/2020

Se você adora lidar com pessoas, gosta de desafios e se identifica com os princípios do cooperativismo, o curso de Gestão de Cooperativas é a formação ideal para o seu futuro.

O segmento está em alta e a demanda por profissionais qualificados para administrar esse tipo de negócio também não para de crescer.

Entretanto, além do interesse e aptidão pela área, antes de iniciar o curso, é importante analisar como está o mercado de trabalho para saber se existem boas oportunidades de atuação.

E é isso que vamos mostrar para você neste artigo!

Onde o gestor de cooperativas pode atuar? Quais são as oportunidades na área?

O gestor de cooperativas é um profissional indispensável para organizações do segmento.

Ele é responsável por criar, organizar e administrar processos, materiais e pessoas envolvidas na atuação da cooperativa — atividades cruciais para o desenvolvimento saudável do negócio.

Quem é formado em um bom curso de Gestão de Cooperativas, tem capacidade para atuar em todos os ramos cooperativistas, seja em cargos mais técnicos ou na área de consultoria.

Veja quais são os ramos do cooperativismo no Brasil:

• agropecuário;
  • consumo;
  • crédito;
  • infraestrutura;
  • produção de bens e serviços;
  • saúde;
  • transporte.

O gestor também pode optar por trabalhar em cooperativas singulares, centrais ou confederações.

Além disso, costuma ter espaço para atuar em ONGs, associações regionais, associações de pequenos produtos e outras instituições. Outra alternativa interessante para profissionais da área é a atuação acadêmica, seja como docente ou pesquisador.

Veja o que mostram os números das instituições representativas do setor

Confira alguns dados divulgados pelo Sistema OCB sobre o mercado de trabalho no cooperativismo brasileiro:

• crescimento de 17,8% de 2014 a 2018 (chegando a 425,3 mil postos de trabalho);
  • em 2018, o país chegou ao número de 6.828 cooperativas;
  • saúde, agropecuário e crédito são os ramos do cooperativismo que mais geram empregos.
  • 52% são do gênero masculino e 48% do gênero feminino.

Além de confirmar que o cooperativismo está em pleno crescimento, os dados mostram que o segmento apresenta oportunidades mais igualitárias e costuma pagar melhor os seus profissionais.

Como se destacar no mercado de Gestão de Cooperativas?

Administrar uma cooperativa é um trabalho desafiador. Um bom gestor de cooperativas precisa atuar de acordo com os princípios do cooperativismo, sem se esquecer da disputa do mercado.

“O papel do gestor é fundamental. Ele precisa entender as estratégias de cooperação e de competição, já que as cooperativas precisam encontrar o equilíbrio entre as dinâmicas do mercado e os princípios do cooperativismo, isso se faz com boa gestão”, pontua  Nidelson Falcão, diretor executivo da Fecoagro Leite Minas e diretor executivo do Consórcio Central Grupo Cooperativo (CCGC).

Outro desafio é administrar um negócio extremamente democrático, com diversos donos (os cooperados), mas sempre priorizar o benefício coletivo. É necessário estar disposto a ouvir pessoas de diferentes perfis, ouvir críticas, considerar opiniões e tomar decisões.

Para conseguir lidar com essas complexidades, quem deseja ser gestor de cooperativas precisa ter ou aprimorar diversas competências, entre elas:

• visão sistêmica;
  • boa comunicação;
  • conhecimentos administrativos;
  • capacidade de liderança.

Uma formação acadêmica especializada é fundamental para quem tem interesse em aproveitar as boas oportunidades na área de Gestão de Cooperativas. Por isso, é essencial que você escolha uma instituição séria e comprometida com a qualidade do ensino. Além disso, os cursos de graduação tecnológica têm boa aceitação no mercado, pelo seu foco na formação profissional, como você pode ver neste vídeo.

A Faculdade Unimed está com inscrições abertas para o vestibular do curso tecnólogo de Gestão de Cooperativas. Clique aqui para conhecer melhor o curso e fazer a sua inscrição gratuitamente!