Tudo sobre o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed

Publicada 16/12/2020

A rotina de um gestor hospitalar é desafiadora e é preciso desenvolver uma série de habilidades para conseguir desempenhar um bom trabalho. Por isso, é indispensável fazer uma formação específica para atuar na área.

A Faculdade Unimed, que entende muito bem de negócios de saúde e educação, oferece um ótimo curso de Gestão Hospitalar nas modalidades EAD e presencial, com nota 4 no MEC.

Continue lendo para conhecer mais detalhes!
 

Quais são as áreas de atuação do gestor hospitalar?

O gestor hospitalar, ou administrador hospitalar, é o profissional responsável por gerenciar processos, colaboradores, materiais e equipamentos de instituições de saúde.

A sua atuação é indispensável para que a organização ofereça um bom atendimento aos pacientes e para que o negócio consiga crescer de forma sustentável.

Apesar do nome do curso, além da área da saúde, o projeto pedagógico da graduação de Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed aborda aspectos que podem ser utilizados na gestão de organizações de hotelaria e bem-estar.

Veja exemplos de empresas em que o gestor hospitalar pode atuar:

  • hospitais;
  • clínicas médicas;
  • centros de saúde;
  • ambulatórios;
  • laboratórios;
  • spas;
  • consultórios.

Além disso, o profissional pode escolher trabalhar em instituições públicas, privadas, cooperativas ou mesmo ser empreendedor e abrir o seu próprio negócio.

Como anda o mercado para Gestão Hospitalar?

Segundo o relatório da  Confederação Nacional de Saúde (CNS), existem 6.702 hospitais no Brasil e essas instituições atuam com 410.225 leitos disponíveis. O mercado de saúde do Brasil é um dos maiores do mundo e, cada vez mais, demanda profissionais qualificados para gerir instituições de saúde.

“O mercado está bom e vai ficar ainda melhor com a chegada do capital estrangeiro. Vejo o momento com muito otimismo e esperança, só que o nível de exigência também vai aumentar na mesma proporção”, explica Marcelo Nascimento, professor da Faculdade Unimed.

Outra vantagem é que o gestor hospitalar, como vimos, pode atuar em diversos tipos de organizações. Como as empresas estão cada vez mais cientes da importância de uma boa administração, a busca por gestores qualificados é alta.
 

Conheça o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed oferece uma ótima graduação tecnológica em Gestão Hospitalar. Esse tipo de formação se diferencia por ser um curso de ensino superior de curta duração e com foco no mercado de trabalho, ou seja, é uma oportunidade para quem deseja iniciar uma carreira na área rapidamente.

O curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed tem nota 4 no MEC e está disponível no formato EAD e presencial.

Continue a leitura para conhecer outras informações!
 

Público-alvo e objetivo do curso

Para fazer o curso tecnólogo, é obrigatório que o aluno já tenha concluído o ensino médio. Além disso, a formação foi desenvolvida para pessoas que atuam ou desejam atuar na área da saúde. 
 

Corpo docente e estrutura curricular

Durante o curso, que possui carga de 2.480 horas e 5 períodos, a estrutura curricular é composta por conteúdos e informações técnicas, administrativas, humanas e éticas. A intenção é formar profissionais preparados para atuar nos diferentes níveis de gestão e gerenciamento de organizações de saúde.

O conteúdo do curso apresenta teoria e prática para auxiliar os alunos a desenvolverem as habilidades necessárias para melhorar a assistência de saúde prestada à população, com base em uma gestão democrática e um trabalho humanizado.

Além disso, todas as disciplinas são lecionadas por profissionais extremamente qualificados. O corpo docente é composto por doutores, mestres e especialistas com ampla experiência no cooperativismo. Conheça algumas:

  • Modelos de Gestão;
  • Matemática para Negócios;
  • Gestão do Serviço de Enfermagem e Comissões Hospitalares;
  • Políticas Públicas de Saúde;
  • Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal e Liderança;
  • Gestão Ambiental e Responsabilidade Social;
  • Gestão e Análise de Custo Gerencial;
  • Formação de Consultor Interno;
  • Tecnologia e Gestão da Informação.

Ao final do curso, o aluno deve apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) — que será desenvolvido ao longo dos períodos — para demonstrar os conhecimentos acadêmicos obtidos.
 

Modernidade e suporte de qualidade

Com alunos de todas as regiões do país, a Faculdade Unimed se orgulha em oferecer um ensino a distância de muita qualidade. Os professores são os mesmos do curso presencial e a matriz curricular foi especialmente pensada para atender a modalidade on-line.

Dessa forma, os alunos podem fazer seus próprios horários e adaptar a rotina de estudos ao seu dia a dia, com a certeza de ter todo o apoio para o seu processo de aprendizagem.

A instituição conta com um ambiente virtual moderno, prático e intuitivo. Em caso de dúvidas, a equipe da Secretaria Acadêmica, além da Rafa, a assistente virtual da Faculdade Unimed, está à disposição para auxiliar os alunos pelos canais oficiais da instituição.
 

Aulas ao vivo e interação com os professores

A Faculdade Unimed acredita que a interação com professores e colegas é importante para o processo de aprendizagem. Por isso, a cada 15 dias os alunos têm aulas ao vivo, que, depois, ficam gravadas para que os alunos tenham acesso ao conteúdo sempre que quiserem.

Outro diferencial importante é que os estudantes podem conversar e tirar dúvidas diretamente com os professores que apresentam as aulas.

“Ao contrário do que geralmente acontece, na Faculdade Unimed os próprios professores é que atuam como tutores. Então é o doutor ou mestre na área que vai atender os alunos diretamente, tirar as dúvidas, dar aulas”, destaca Tatiana Carneiro, coordenadora dos cursos de graduação tecnológica da Faculdade Unimed. 
 

Polos de educação a distância

Para quem optar pelo curso de Gestão Hospitalar EAD, está previsto um encontro presencial a cada semestre para a realização das avaliações finais.

Por isso, a Faculdade Unimed realizou parcerias para oferecer polos educacionais em todas as regiões do Brasil. Dessa forma, estudantes de outros estados contam com mais opções, que deve ser escolhida no momento da inscrição para o vestibular.

Além da sede em Belo Horizonte (MG), conheça as cidades onde estão os polos educacionais da Faculdade Unimed:

  • Curitiba (PR);
  • Fortaleza (CE);
  • Goiânia (GO);
  • Governador Valadares (MG);
  • Ji-Paraná (RO);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE);
  • São Paulo (SP)

Excelente infraestrutura 

Já quem optar pelo curso presencial, tem à disposição uma ótima estrutura. O primeiro ponto positivo é a localização: a sede da Faculdade Unimed fica na Rua Grão Pará, número 379, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte/MG.

O endereço é estratégico, o que facilita o acesso dos alunos de todas as regiões da capital e região metropolitana.

A instituição também oferece aos alunos uma infraestrutura completa: salas de aula com equipamentos multimídia, biblioteca com acervo físico e virtual, auditório e laboratório de informática.
 

Benefícios de estudar com a Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed, instituição de ensino superior do Sistema Unimed, é credenciada pelo Ministério da Educação desde 2016.

Mais de 150 mil pessoas já se formaram nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo.

O Sistema Unimed é composto por 345 cooperativas de saúde, conta com mais 116 mil médicos cooperados e 17 milhões de beneficiários. A instituição se destaca pela credibilidade e tradição que estão em seu DNA, mas não é só isso.

Veja outras vantagens de escolher a Faculdade Unimed:

  • presencial ou on-line — você escolhe se deseja estudar na sede da faculdade em Belo Horizonte ou se capacitar em Gestão Hospitalar de qualquer região do Brasil;
  • excelente corpo docente — os professores são selecionados com extremo cuidado, o que garante um corpo docente altamente qualificado;
  • ampla biblioteca virtual — acesso livre e gratuito a mais de 2 mil títulos (sendo mais de mil digitais e o restante físicos) para potencializar o processo de aprendizagem;
  • matriz curricular completa — teoria e prática são apresentadas em uma estrutura curricular pensada de forma estratégica para impulsionar a absorção de conhecimento útil para o mercado;
  • melhoria contínua — certificação internacional de padronização ISO 9001 (sistema de gestão que otimiza processos e melhora a qualidade de organizações);
  • curso autorizado pelo MEC — o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed tem nota 4 no Ministério da Educação.

A administração de instituições de saúde é algo complexo e desafiador, mas também pode proporcionar uma carreira extremamente gratificante.

O mercado demanda profissionais qualificados para essa função e é preciso se qualificar para conseguir ocupar esses espaços. A Faculdade Unimed sabe a importância dessa função e se compromete a oferecer uma graduação de qualidade, que realmente forme profissionais capacitados para gerenciar organizações de saúde de todos os tipos.

Se você quer atuar como gestor hospitalar, aproveite para fazer a sua inscrição gratuita no vestibular da graduação tecnológica (Presencial ou EAD) em Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed




ÚLTIMOS POSTS

Há 2 dias

Quais são as vantagens e desvantagens dos livros digitais?

LER POST
Semana passada

Residência médica: como fazer a escolha da especialidade?

LER POST
06/10/2021

9 dicas para montar uma clínica de sucesso

LER POST