Tudo sobre o curso de Gestão de Cooperativas da Faculdade Unimed

Publicada 10/12/2020

O mercado cooperativista está em pleno crescimento e promove diversas oportunidades de trabalho. O gestor de cooperativas — responsável por gerenciar estrategicamente setores dessas instituições —  é um dos profissionais mais procurados e valorizados da área.

E para se destacar é preciso ter uma formação específica para lidar com as singularidades do setor.

A Faculdade Unimed oferece uma excelente graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas e nós vamos falar sobre os detalhes dessa formação ao longo deste conteúdo. Boa leitura!
 

O que faz um gestor de cooperativas?

O profissional de Gestão de Cooperativas é responsável por criar, planejar e organizar diversas atividades que envolvem a administração de cooperativas.

As cooperativas são empresas compostas por pessoas pertencentes a um determinado grupo, que tenham objetivos em comum. Todos os membros participam da tomada de decisões e o excedente financeiro é dividido de forma justa.

Esse tipo de instituição e, consequentemente, a atuação do gestor de cooperativas, precisa respeitar os 7 princípios do cooperativismo, são eles:

  1. Adesão voluntária e livre;
  2. Gestão democrática;
  3. Participação econômica dos membros;
  4. Autonomia e independência;
  5. Educação, formação e informação;
  6. Intercooperação;
  7. Interesse pela comunidade.

O gestor de cooperativas é um profissional que precisa contribuir de forma estratégica para o crescimento da cooperativa, ao mesmo tempo em que garante que a instituição vai conseguir cumprir os seus compromissos sociais e econômicos.

Para isso, entre outros pontos, é necessário:

  • impulsionar a participação de todos para garantir um ambiente democrático;
  • manter a sustentabilidade financeira da organização;
  • acompanhar as tendências do mercado e da sociedade;
  • atender às demandas dos órgãos reguladores;
  • propor novos métodos e tecnologias para melhorar os serviços oferecidos pela instituição;
  • manter uma boa comunicação com os membros da cooperativa;
  • estar disposto a ouvir críticas e considerar opiniões contrárias.
     

Como está o mercado de Gestão de Cooperativas?

O crescimento do mercado cooperativista pode ser percebido facilmente pela observação dos números. Confira alguns dados divulgados pelo Sistema OCB:

  • crescimento de 17,8% de 2014 a 2018 (chegando a 425,3 mil postos de trabalho);
  • em 2018, o país chegou ao número de 6.828 cooperativas;
  • saúde, agropecuário e crédito são os ramos do cooperativismo que mais geram empregos.

Mesmo em momentos de crise, como o que estamos vivenciando agora, o cooperativismo se mostra forte e continua criando oportunidades no país inteiro. 

Uma boa administração é indispensável para impulsionar o desenvolvimento saudável das cooperativas. O mercado reconhece essa necessidade e demanda por profissionais qualificados para gerir essas instituições.
 

Conheça o curso de Gestão de Cooperativas da Faculdade Unimed

Para conseguir aproveitar as oportunidades do mercado, fazer um bom trabalho e ser valorizado por ele, quem deseja atuar como gestor de cooperativas deve buscar uma formação específica.

A Faculdade Unimed oferece um ótimo curso tecnólogo EAD em Gestão de Cooperativas (com nota 4 no MEC) e atende alunos de todo o Brasil. O tecnólogo é uma graduação superior de curta duração e com foco no mercado de trabalho — ideal para quem quer desenvolver as habilidades para iniciar a carreira rapidamente.

Acompanhe para conhecer melhor a formação!
 

Público-alvo e objetivo do curso

O curso é voltado para dirigentes, conselheiros, cooperados, gerentes, técnicos, supervisores, assistentes e todos os profissionais que estão ligados ou desejam atuar na área de gestão das cooperativas.

Além disso, para entrar em um curso de graduação tecnológica é preciso ter concluído o ensino médio.

Tatiana Carneiro, coordenadora dos cursos de graduação tecnológica da Faculdade Unimed, destaca que o objetivo do curso de Gestão de Cooperativas é habilitar profissionais altamente preparados para o cooperativismo.

“A nossa pretensão é formar um profissional que esteja antenado às necessidades do mercado. Nós temos visto o número de cooperativas crescendo cada vez mais em diversos setores e a nossa expectativa é formar um profissional que esteja preparado para fomentar as cooperativas e para gerenciá-las. Um gestor que além de ter a preocupação com o financeiro, com a sustentabilidade do negócio, também esteja atento às pessoas, às questões éticas, às questões socioambientais, ou seja, um gestor completo”, pontua.  
 

Matriz curricular e corpo docente

Durante o curso, que possui carga de 2.040 horas e 5 períodos, os alunos têm a oportunidade de compreender conceitos e ferramentas essenciais para atender às necessidades dos associados e da comunidade.

Além disso, discutem questões organizacionais e entendem como garantir a segurança e eficiência das atividades cooperativistas.

Confira algumas das disciplinas da estrutura curricular do curso:

  • História e Doutrina Cooperativista;
  • Matemática para Negócios;
  • Marketing e Comunicação Empresarial;
  • Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal e Liderança;
  • Ética;
  • Tributação nas Cooperativas;
  • Planejamento Estratégico;
  • Direito do Trabalho e Seguridade Social.

Ao final do curso, o aluno deve apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) — que será desenvolvido ao longo dos períodos — para demonstrar os conhecimentos acadêmicos obtidos.

Todas as disciplinas são lecionadas por profissionais extremamente qualificados. O corpo docente é composto por doutores, mestres e especialistas com ampla experiência no cooperativismo.
 

Polos de educação a distância

A graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas é EAD, mas os alunos têm um encontro presencial a cada semestre para realização das avaliações finais.

Para isso, a instituição realizou parcerias para oferecer polos educacionais em todas as regiões do Brasil. Dessa forma, estudantes de outros estados podem escolher o espaço mais próximo à sua residência. O pólo educacional precisa ser escolhido no momento da inscrição para o vestibular.

Além da sede em Belo Horizonte (MG), conheça as cidades onde estão os polos educacionais da Faculdade Unimed:

  • Curitiba (PR);
  • Fortaleza (CE);
  • Goiânia (GO);
  • Governador Valadares (MG);
  • Ji-Paraná (RO);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE);
  • São Paulo (SP).
Tecnologia de ponta e suporte de qualidade

A Faculdade Unimed possui alunos de todas as regiões do país e preza por um ensino a distância de qualidade.

A tecnologia de ponta permite que o aluno faça os seus próprios horários e adapte a rotina de estudos ao seu cotidiano. Essa praticidade é essencial para quem possui um dia a dia bem agitado, mas deseja estudar com tranquilidade.

Para auxiliar o processo de aprendizagem, a instituição conta com um ambiente virtual moderno, prático e intuitivo. Em caso de dúvidas, a equipe da Secretaria Acadêmica, além da Rafa, a assistente virtual da Faculdade Unimed, está à disposição para auxiliar os alunos pelos canais oficiais da instituição.
 

Aulas ao vivo e interação com os professores

A cada 15 dias, os alunos podem assistir aulas ao vivo — a ideia é potencializar a interação do aluno com professores e colegas. Essas aulas ficam gravadas para que os alunos tenham acesso ao conteúdo sempre que quiserem.

“Ao contrário do que geralmente acontece, na Faculdade Unimed os próprios professores é que atuam como tutores. Então é o doutor ou mestre na área que vai atender os alunos diretamente, tirar as dúvidas, dar aulas”, destaca Tatiana Carneiro. 

Clique aqui para ouvir o depoimento de quem já é aluno do curso de Gestão de Cooperativas pela Faculdade Unimed, além de outras informações valiosas sobre a área. 
 

MBA em Gestão de Cooperativas EAD

Quem já é graduado e deseja se aprofundar em gestão de cooperativas pode fazer uma pós-graduação na área. Por isso, além da graduação tecnológica, a Faculdade Unimed oferece o MBA em Gestão de Cooperativas EAD.

A formação, que tem carga horária de 360 horas, conta com uma grade curricular dinâmica, atualizada e prática para preparar o profissional interessado em atuar no cooperativismo.
 

Vantagens de estudar com a Faculdade Unimed

“Conhecimento para Ir Mais Longe”. Esse é o slogan da Faculdade Unimed, Instituição de Ensino Superior do Sistema Unimed, credenciada pelo Ministério da Educação desde 2016.

Mais de 150 mil pessoas do Brasil inteiro já foram capacitadas nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo. E esse número tem aumentado cada dia mais.

Quer entender o motivo? Veja quais são os principais benefícios de estudar Gestão de Cooperativas com a Faculdade Unimed:

  • tradição e credibilidade — não é por acaso que o Sistema Unimed é composto por 345 cooperativas, conta com mais de 116 mil médicos cooperados e 17 milhões de beneficiários — estamos falando de uma instituição séria e respeitada no mundo inteiro.
  • ampla biblioteca virtual — acesso livre e gratuito a mais de 2 mil títulos (sendo mais de mil digitais e o restante físicos);
  • melhoria contínua — certificação internacional de padronização ISO 9001 (sistema de gestão que otimiza processos e melhora a qualidade de organizações);
  • corpo docente qualificado —  professores com excelente formação acadêmica e experiência profissional;
  • estrutura curricular otimizada — teoria e prática são reunidas em disciplinas escolhidas de forma estratégica para impulsionar a absorção de conhecimento útil para o mercado.

É inquestionável a expansão do cooperativismo no Brasil e no mundo. Se você se identifica com o setor quer aproveitar as oportunidades desse mercado em crescimento, não perca a oportunidade a chance de se capacitar com quem sabe do assunto.

Faça a sua inscrição gratuita no vestibular da graduação tecnológica EAD em Gestão de Cooperativas da Faculdade Unimed!

 

 

 




ÚLTIMOS POSTS

Há 2 dias

Quais são as vantagens e desvantagens dos livros digitais?

LER POST
Semana passada

Residência médica: como fazer a escolha da especialidade?

LER POST
06/10/2021

9 dicas para montar uma clínica de sucesso

LER POST