Como se desenvolver na área de gestão de cooperativas?

Publicada 30/05/2019

Dados fornecidos pela Organização de Cooperativas do Brasil (OCB) colocam o país como o maior representante de cooperativismo da área médica do mundo. Atualmente, o setor conta com 805 cooperativas, 238.820 cooperados e 103.015 empregados, e a sua atuação envolve 83% dos municípios brasileiros.

Esses números tão expressivos, em adição às informações que veremos adiante, mostram que o mercado envolvendo a gestão de cooperativas é uma excelente forma para que um profissional se desenvolva na área da saúde.

Neste artigo, abordaremos o conceito de cooperativa, suas especificidades na área da saúde e características que tornam um bom profissional nesse segmento. Continue acompanhando para conferir!

O que é uma cooperativa


Antes de falarmos propriamente sobre as cooperativas na área da saúde, veremos o que são cooperativas em linhas gerais.

Uma cooperativa é uma instituição formada por membros que pertencem a determinado grupo e que, em benefício mútuo, pretendem realizar atividades relacionadas a ele.

A atuação de uma cooperativa envolve ações conjuntas e voluntárias que visam à coordenação de tal organização e à contribuição efetiva para o seu desenvolvimento. Normalmente, não têm um limite de sócios e suas decisões têm base em assembleias.

A cooperativa une características de uma Pessoa Jurídica (PJ) e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como uma PJ, a cooperativa formaliza a relação de trabalho entre o profissional e os clientes. Entre suas atribuições, por exemplo, ela pode emitir notas fiscais para o cooperado.

Já com relação às semelhanças com a CLT, a cooperativa pode ofertar a seus membros benefícios comuns a empregos dessa categoria, como planos de saúde e seguros.

As cooperativas de saúde

Todos essas características gerais sobre as quais falamos acima se aplicam às cooperativas de saúde. Elas são formadas por profissionais que atuam em variados segmentos, como enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas.

Os locais nos quais esses profissionais atuam podem ser os mais variados, desde o atendimento domiciliar até o trabalho em empresas como clínicas e hospitais. Parcerias também podem ser realizadas com órgãos dos governos federal, estadual e municipal.

Um excelente exemplo de cooperativa de saúde é o da própria Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil, por meio da qual profissionais autônomos se unem para oferecer seus serviços.

Principais vantagens para o profissional da saúde ao seguir essa área
 


Uma vez que os objetivos em uma cooperativa são coletivos, acaba sendo de interesse de todos oferecer serviços de qualidade. Outro ponto é a democratização do atendimento, com a oferta de trabalho a valores acessíveis para os pacientes.

Dessa forma, o profissional conta com vantagens como:

  • maior possibilidade de obtenção e retenção de pacientes;
  • oportunidade de aumento de renda;
  • apoio legal;
  • atuação em uma organização que preza pela qualidade.

Sobre o último ponto, para corroborar o que dizemos, os índices de desempenho das cooperativas de saúde se mostram a cada dia melhores, como afirma estudos publicados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

Características que fazem um bom profissional de gestão de cooperativas de saúde


Senso de pertencimento

Sobretudo em uma área complexa como essa, que lida com pessoas e sua saúde, mas também com finanças e gestão, é fundamental que o profissional que deseja atuar em uma cooperativa de saúde tenha identificação com tudo o que a envolve. Do contrário, o seu olhar para o trabalho provavelmente não terá a sensibilidade necessária à excelência esperada de um profissional da área.

Habilidades de gestão

Por mais que seja um ótimo profissional da saúde, caso não tenha identificação nenhuma com a gestão, a possibilidade de ser bem-sucedido cairá exponencialmente. Isso passa muito pela questão abordada anteriormente, de senso de pertencimento.

Essas habilidades de gestão, no entanto, podem ser apuradas por meio de estudos aprofundados na área. No entanto, é preciso que o profissional tenha interesse e disposição para lidar com processos mais administrativos.
 

Conhecimento sobre inovação em negócios de saúde

Além disso, mudanças recentes no país com relação a alguns pontos, como os sociodemográficos, exigem uma percepção mais centrada e novas ações.

Alguns exemplos são o aumento do envelhecimento da população e a redução da fecundidade, o que reflete na forma como os serviços de saúde são consumidos e as demandas que aumentam ou diminuem em função disso.

Organizações educacionais atentas a essas mudanças e preocupadas com as consequências geradas por elas criam cursos específicos na área. Assim, profissionais antenados e dispostos a contribuir para o desenvolvimento de tal área poderão encontrar formas de se desenvolver, como veremos a seguir.

 

Importância de realizar uma pós-graduação na área


Quando falamos sobre inovação em negócios de saúde, um caminho natural e eficiente para se desenvolver bem na área de gestão de cooperativas é a realização de cursos de pós-graduação.

Tomemos como exemplo os cursos de pós-graduação na área de gestão de cooperativas ofertados pela Faculdade Unimed: Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde, MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde e MBA em Gestão de Negócios em Saúde.

Veja as principais características de cada um deles.

Gestão de Cooperativas Aplicadas ao Sistema de Saúde
Esse curso ajudará o profissional a entender e trabalhar com dois sistemas complexos, cooperativismo e saúde, com as especificidades de cada um deles e dos dois unidos.

A ideia aqui é transformar profissionais de saúde também em gestores, o que ainda é pouco visto. A união dos conhecimentos nas duas esferas criará um profissional completo, que entende dos dois sistemas e poderá aplicar o seu conhecimento de maneira mais certeira.

A intenção do conteúdo do curso é oferecer informações para aparato crítico e de reflexão, conhecimento acadêmico e experiências práticas.

MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde
Esse curso surge em decorrência da insegurança com relação ao momento da saúde no Brasil. Nesse MBA, é realizada a análise desse cenário e, a partir disso, a proposição de ideias inovadoras em diferentes subáreas, como a assistencial, a social, a ambiental e a administrativo-financeira.

A intenção é não somente garantir a sustentabilidade desses serviços, mas também promover melhorias.

MBA em Gestão de Negócios em Saúde
Muitos gestores têm apenas formação básica na área e não a especificidade da saúde, assim como o contrário ocorre, de profissionais da área da saúde que não têm conhecimento sobre gestão.

A intenção desse curso é formar profissionais qualificados que possam compreender e atuar bem diante do enfoque social específico que a Agência Nacional de Saúde (ANS) têm requisitado.

Ao longo deste artigo, mostramos como a adesão a cooperativas de saúde pode ser benéfica e, mais do que isso, como o desenvolvimento mais específico na gestão de cooperativas de saúde pode fazer com que você seja um profissional diferenciado e requisitado.

A união de profissionais por meio de cooperativas pode representar uma forma mais simples de se (re)colocar no mercado de trabalho e de se fortalecer.

Falamos bastante sobre a importância de aprofundar conhecimentos. Pensando nisso, convidamos você, leitor, a saber mais sobre a gestão de cooperativas de saúde em outro conteúdo que publicamos. Não deixe de ler!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST