Cooperados da Uniodonto do Brasil concluem MBA em Gestão de Cooperativas Odontológicas

Publicada 18/09/2020

O MBA em Gestão de Cooperativas Odontológicas da Uniodonto do Brasil resultou no desenvolvimento de 39 trabalhos de conclusão de curso (TCCs), que serão compartilhados no portal de boas práticas da rede de operadoras de saúde bucal. Encerrado em julho, o curso foi realizado em conjunto com a Faculdade Unimed e o Sescoop.

O diretor-presidente da Uniodonto do Brasil, dr. José Alves de Souza Neto, destaca o orgulho de comemorar essa conquista e a parceria com o Sescoop, que ajudou a tornar realidade o anseio das cooperativas e a possibilitar esse espaço de promoção do conhecimento. Além disso, ressaltou a dedicação dos dirigentes e colaboradores participantes: “Eles, como alunos, encontraram formas muito próprias de conciliar o seu dia a dia com esses momentos de reflexão e aprofundamento de estudos e de desenvolvimento de suas capacidades, habilidades e competências também como indivíduos. Iniciamos um ciclo virtuoso para o desenvolvimento contínuo e para a sustentabilidade das cooperativas e dos cooperados do Sistema Uniodonto.”

Sobre o curso

Durante o curso, iniciado em setembro de 2018 e ofertado na modalidade a distância, os alunos aprenderam sobre gestão de negócios sob a ótica das práticas legais e dos sete princípios do cooperativismo. O diretor acadêmico da Faculdade Unimed, dr. Ary Célio de Oliveira, explica que o conteúdo programático foi construído a quatro mãos visando atender a realidade e as expectativas da Uniodonto do Brasil.

Ele e a gerente de Educação, Marketing e Comunicação da Faculdade Unimed, Natália Krohling, fizeram parte da banca avaliadora dos TCCs, realizada em julho. “Foram apresentados trabalhos muito ricos e interessantes, com indicadores e formas de acompanhamento e monitoramento bem definidos, que poderão ser consultados e replicados em outros contextos, ampliando possibilidades, otimizando processos e, na ponta, oferecendo um atendimento mais qualificado ao público final”, destaca o diretor.

Aprimoramento constante

Entre os grupos que fizeram a apresentação do TCC estava o da Uniodonto Porto Alegre, formado pelo dr. Fábio Festugatto, dra. Fernanda Valdez, dr. Giancarlo Pezzi e pelo diretor-presidente, dr. Júlio César Maciel. “Quando assumimos, nosso objetivo foi implementar um sistema de gestão eficiente e eficaz, capaz de proporcionar um crescimento sustentável e fazer da cooperativa uma referência dentro e fora do Sistema. Para que isto seja possível, é necessário um constante aprimoramento de conhecimentos”, explica dr. Júlio.

Para o trabalho final, o grupo escolheu um tema relacionado à área comercial pela importância do departamento, pelos problemas enfrentados no seu desenvolvimento e por entender que ele é responsável pela propulsão da cooperativa. “Desde o início, sempre procuramos desenvolver o EAD de uma forma dinâmica, pois acreditamos ser importante um curso que pudesse trazer novas experiências e realidades diferentes. O que ocorreu, sem dúvida, por meio dos fóruns e dos relatos do dia a dia dos colegas em suas singulares”, destaca.

A Uniodonto Porto Alegre conta com 557 cooperados que prestam serviços a cerca de 145 mil beneficiários, sendo 90 mil próprios e 55 mil da rede terceirizada, em que o principal parceiro é a Unimed Porto Alegre.