ASSESSORIAS DE GESTÃO

ASSESSORIAS PARA PESSOAS / RECURSOS HUMANOS

A Faculdade Unimed disponibiliza assessorias em diversas áreas de gestão de pessoas com o objetivo de maximizar os resultados das organizações por meio da melhoria do desempenho da equipe e programa de desenvolvimento de profissionais. Disponibilizamos seis opções, conforme abaixo:

Executive Search

Oferecemos para as Singulares do Sistema Unimed a assessoria de Hunting de executivos e profissionais especializados. O propósito é atender, de forma ágil e precisa, as demandas por profissionais que possuem as competências técnicas e comportamentais exigidas e que possam reforçar as equipes de trabalho e potencializar a eficiência da Singular.

2. Assessment

Assessment é uma metodologia que permite avaliar competências e identificar falhas a serem corrigidas e desenvolvidas, possibilitando melhor desempenho por parte dos profissionais.  Por meio da aplicação do processo, é possível conhecer o potencial dos colaboradores da organização, propor mudanças e treinamentos focados nas necessidades  do grupo e realizar ajustes para melhor adequação às funções do dia a dia.

Cada colaborador envolvido, além de autoconhecimento, irá adquirir uma interpretação objetiva da relação entre a sua personalidade, os desafios da rotina na profissão e o contexto cultural em que está inserido, além de identificar os seus motivadores de carreira e estilo gerencial.

2.1 Etapas do Processo

Durante a execução da assessoria, as etapas a serem seguidas são:

Definição dos aspectos a serem mapeados;
Aplicação dos instrumentos de avaliação de perfil;
Análise do material produzido;
Elaboração e encaminhamento do material produzido;
Devolutiva aos participantes e definição de programa de desenvolvimento de acordo com o interesse da empresa.

2.2 Resultados Esperados

Ao final do processo, esperamos que os seguintes objetivos sejam cumpridos:

Promover o autoconhecimento e favorecer a identificação de pontos de melhoria;
Auxiliar na elaboração de programas de desenvolvimento profissional, fundamentado nas reais necessidades das pessoas;
Direcionar, de forma personalizada, o investimento em treinamentos;
Favorecer a identificação dos profissionais de alto potencial, gerando um banco interno de talentos.

3. Desenvolvimento de Lideranças

O programa de desenvolvimento de Líderes da Faculdade Unimed é elaborado de forma personalizada, focado nas necessidades de cada grupo. Por meio de uma análise preliminar, busca-se levantar as demandas específicas e os pontos a serem trabalhados, para, então, chegar a um programa ajustado, com conteúdo e práticas adequados aos objetivos.

3.1 Etapas do Processo

Durante a execução da assessoria, as etapas a serem seguidas são:

Levantamento das reais necessidades do grupo;
Elaboração de conteúdo e preparação do material a ser utilizado;
Definição de cronograma.

3.2 Resultados Esperados

Ao final do processo, esperamos que os seguintes objetivos sejam cumpridos:

Desenvolver competências emocionais, comportamentais e técnicas;
Preparar sucessores;
Ampliar conhecimentos;
Aumentar a produtividade e performance.

4. Coaching

Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências direcionado para conquista de metas e obtenção de resultados planejados. Busca auxiliar as pessoas no seu aprimoramento pessoal e profissional por meio da utilização de técnicas, ferramentas e práticas específicas.

4.1 Etapas do Processo

Durante a execução da assessoria, as etapas a serem seguidas são:

Levantamento das necessidades e expectativas;
Alinhamento entre os envolvidos no processo;
Fortalecimento do acordo, definindo responsabilidades e forma de comunicação entre as partes envolvidas;
Identificação dos aspectos que limitam e os que potencializam o desempenho;
Acompanhamento e feedback;
Análise das melhorias;
Conclusão gradual do processo.

4.2 Resultados Esperados

Ao final do processo, esperamos que os seguintes objetivos sejam cumpridos:

Desenvolver e aprimorar de habilidades e capacidades;
Ampliar o autoconhecimento;
Promover melhoria dos níveis de relacionamentos em todas as suas interfaces;
Favorecer a quebra de crenças limitantes;
Estimular as pessoas para ação e obtenção de resultados.

5. Readequação de Headcount

A Readequação de Headcount é a avaliação de dimensionamento do quadro de pessoal, por meio de um processo de trabalho existente, de acordo com a legislação vigente, e com base em instrumento específico (fornecido pela consultoria).

As etapas da metodologia aplicada são:

Coleta de informações, com elaboração de relatórios baseados a partir de benchmarking realizado com instituições similares;
Dimensionamento do quadro de pessoal, cargos, salários e carga de trabalho, garantindo, assim, a efetividade de sua empresa.

6. Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa do Clima Organizacional é um excelente instrumento para a análise do ambiente interno a partir do levantamento da percepção que os colaboradores têm da empresa. Além de gerar uma importante base de informações, ajuda na identificação de aspectos positivos e negativos que impactam no ambiente de trabalho. Consequentemente, o processo busca retratar o momento atual e serve como norteador para o planejamento de ações futuras, visando melhorias e resultados efetivos.

6.1 Etapas do Processo

Durante a execução da assessoria, as etapas a serem seguidas são:

Definição do escopo da pesquisa;
Elaboração de questionário;
Aplicação e coleta de dados;
Análise e tabulação dos resultados;
Elaboração de relatório e apresentação dos resultados

6.2 Resultados Esperados

Ao final do processo, esperamos que os seguintes objetivos sejam cumpridos:

Identificar os pontos fortes e fatores críticos;
Aumentar a produtividade;
Elevar o índice de motivação das pessoas;
Gerar base de informações;
Otimizar ações gerenciais.