ASSESSORIAS DE GESTÃO

REGULAÇÃO E AUDITORIA EM SAÚDE

A Auditoria em Saúde é uma atividade que busca a gestão racional dos recursos financeiros, a fim de garantir uma relação equilibrada entre custo e benefício. Quando realizada de forma efetiva, o processo envolve mudanças nas atitudes, objetivos e ações das pessoas, o que gera grandes resultados para a organização, colaboradores e clientes.

A assessoria em Regulação e Auditoria em Saúde tem o objetivo a avaliar a estrutura da cooperativa com estudos de processos componentes, lógica de funcionamento, avaliação de metas já estabelecidas, cumprimento e resultados obtidos. São sugeridos, também, a implantação ou adaptação de ações e processos na cooperativa.

Esse trabalho de assessoria pode ser executado em quatro categorias:

Diagnóstico estrutural e funcional do serviço de Auditoria em Saúde da Unimed

Esse processo acontece por meio de uma avaliação do serviço de Auditoria em Saúde, que contempla a estrutura, processos e resultados.

2. Reestruturação do serviço de Auditoria em Saúde da Unimed

Essa assessoria tem como objetivo o apoio à execução de recomendações, podendo envolver um, vários ou todos os processos de negócio abaixo descritos:

- Estrutura: estrutura física e de recursos humanos; recrutamento e seleção (exceto avaliação psicológica e/ou de perfil, que pode ser oferecida também pela Faculdade Unimed, por outro consultor especializado);
- Auditoria Preventiva ou Auditoria Prévia;
- Auditoria Concorrente;
- Auditoria Retrospectiva;
- Auditoria Analítica;
- Auditoria de Tecnologias em Saúde;
- Vistorias Técnicas;
- Auditoria Especializada;
- Auditoria de OPME;
- Elaboração de Regimento Interno de Auditoria em Saúde;
- Elaboração de procedimentos gerenciados.

O processo também abrange o estabelecimento e documentação dos processos de trabalho da equipe de Auditoria em Saúde.

3. Implantação de Serviço de Auditoria em Saúde em Unimed

A Implantação e Serviço de Auditoria em Saúde busca a definição de estrutura física e de recursos humanos, recrutamento e seleção de auditores em saúde, exceto a avaliação psicológica e/ou de perfil, que pode ser oferecida também pela Faculdade Unimed, por outro consultor especializado).

Serão implementados, além, da documentação dos processos de trabalho, os processos de negócio descritos abaixo:

- Auditoria Preventiva ou Auditoria Prévia;
- Auditoria Concorrente;
- Auditoria Retrospectiva;
- Auditoria Analítica;
- Auditoria de Tecnologias em Saúde;
- Vistorias Técnicas para credenciamentos;
- Auditoria Especializada;
- Auditoria de OPME;
- Elaboração de Regimento Interno de Auditoria em Saúde;
- Elaboração de procedimentos gerenciados.

3.1 Selo de Qualidade em Auditoria em Saúde

O processo também inclui o Selo de Qualidade Auditoria em Saúde, ferramenta que permite avaliar a situação da Unimed e compará-la com outras instituições do mesmo porte, além de identificar pontos para melhoria no funcionamento do serviço. Serão avaliadas a estrutura, a composição e a qualificação da equipe, os processos de trabalho, o cumprimento das conformidades éticas e legais e a atuação da auditoria no intercâmbio nacional.

3.2 Resultados Esperados

Ao final do processo, esperamos que a Singular apresente uma nova estrutura de auditoria médica por meio de uma relação racional e equilibrada de custo-benefício, mantendo um custo compatível e real e possibilitando uma gestão racional dos recursos disponíveis, garantindo, assim, a qualidade da assistência médica prestada promovendo processos educativos e respeitando as normas técnicas, éticas e administrativas.
 
4. Implantação de Comitês de Especialidade

O investimento na área de provimento de saúde tem sido cada vez mais valorizado no setor, pois possibilita o aumento da qualidade e produtividade dos serviços oferecidos pelas operadoras de plano de saúde. Por isso, a Faculdade Unimed oferece a Assessoria de Implantação ou Reestruturação de Comitês de Especialidades, que visa analisar e implementar soluções viáveis, desde a auditoria de contas médicas até a formação de estruturas internas. Os objetivos desse processo são:
     
Assessoria técnico-científica que mediará às relações entre os cooperados e a direção da cooperativa;
Elaboração de protocolos em cada especialidade;
Mais satisfação dos cooperados da Unimed.
4.1 Escopo de Trabalho

A assessoria acontece em quatro etapas:

Avaliação da viabilidade da atuação do Comitê de Especialidades Médicas;
Definição da melhor estrutura de funcionamento para o Comitê de Especialidades Médicas;
Implantação do Comitês de Especialidades Médicas, com elaboração de Regimento Interno e proposição de processo de negócio para a sua atuação.
Acompanhamento com visitas periódicas para verificação do funcionamento e dos resultados da atuação do Comitê de Especialidades Médicas.

4.2 Resultados Esperados 

Ao final do processo, esperamos que a nossa contribuição traga uma visão mais estratégica para os comitês e resultados mais positivos para a Singular, possibilitando a articulação do processo de transformação da cooperativa, com ações consultivas nas especialidades a partir do Comitê Educativo.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
VER TODAS AS NOTÍCIAS
17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER NOTÍCIA
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER NOTÍCIA