Conheça o mercado de trabalho para Gestão Hospitalar e suas oportunidades

Publicada 17/11/2020

O gestor hospitalar é essencial para a garantia de uma administração de sucesso em instituições de saúde. O profissional possui muitas responsabilidades e uma rotina desafiadora. Felizmente, o seu papel é cada vez mais reconhecido pelo mercado de trabalho.

Existe uma alta demanda de profissionais especializados para atuar na área — o que faz com que o cargo seja ainda mais promissor.

Portanto, se você tem interesse em iniciar uma carreira de gestor hospitalar, continue acompanhando o artigo para compreender melhor as oportunidades e dados do mercado de trabalho.

Oportunidades de atuação na área de Gestão Hospitalar

Não se deixe enganar pelo nome, quem é formado em Gestão Hospitalar não precisa, necessariamente, trabalhar em hospitais. Confira outras instituições que também demandam esse tipo de profissional:

• hospitais;
  • clínicas médicas;
  • centros de saúde;
  • ambulatórios;
  • laboratórios;
  • spas;
  • consultórios.

“Não é apenas gestão hospitalar, é gestão de organizações de saúde. Todas essas empresas demandam um gestor com uma formação bem diversificada”, explica o professor Marcelo Augusto Nascimento, consultor em gestão de organizações de saúde e professor da Faculdade Unimed.

O gestor hospitalar também pode optar por trabalhar em instituições públicas, privadas, abrir um negócio próprio ou investir na carreira acadêmica — atuando como professor ou pesquisador na área.

Confira os principais dados do mercado trabalho para o gestor hospitalar

Segundo o relatório da  Confederação Nacional de Saúde (CNS), existem 6.702 hospitais no Brasil e essas instituições atuam com 410.225 leitos disponíveis.

“O mercado está bom e vai ficar ainda melhor com a chegada do capital estrangeiro. Vejo o momento com muito otimismo e esperança, só que o nível de exigência também vai aumentar na mesma proporção”, explica Marcelo Nascimento.

Além dos hospitais, é cada vez mais comum que outros tipos de instituições de saúde entendam a relevância de uma boa gestão e recorram ao mercado em busca de um gestor especializado em saúde.

Afinal, administrar organizações de saúde é uma tarefa extremamente complexa, que exige habilidades e conhecimentos específicos.

Análise de dados do mercado de trabalho

Para entender melhor o mercado de trabalho para o gestor hospitalar, vamos analisar alguns dados do Portal Salário.

A pesquisa foi feita junto ao CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), eSocial e Empregador Web — considerando dados de janeiro a agosto de 2020.

Média/teto salarial da profissão em alguns estados do Brasil:

• São Paulo — R$ 4.319,85 / R$ 6.528,29;
  • Minas Gerais — R$ 3.689,65 / R$ 5.575,90;
  • Bahia — R$ 1.573,19 / R$ 2.377,45;
  • Distrito Federal —  R$ 6.726,30 / R$ 10.164,99;
  • Ceará — R$ 3.400,00 / R$ 5.138,18;
  • Rio de Janeiro — R$ 3.878,39 / R$ 5.861,14;
  • Goiás — R$ 2.816,37 / R$ 4.256,18.

Média salarial de alguns segmentos empresariais:

• Atividades de atendimento hospitalar — R$ 5.193,93;
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências —  R$ 6.726,30;
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial — R$ 5.640,44;
  • Laboratórios clínicos — R$ 3.557,21;
  • Atividades de apoio à gestão de saúde — R$ 7.091,17.

O Brasil tem um dos maiores mercados de saúde do mundo e, cada vez mais, demanda profissionais qualificados para gerir instituições da área. Entretanto, para ter uma carreira de sucesso como gestor hospitalar é preciso se qualificar com um curso de qualidade.

Por isso, se você tem interesse em se capacitar para atuar como gestor hospitalar, faça a sua inscrição gratuita no vestibular da graduação tecnológica (Presencial ou EAD) em Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed!