Qual a importância da auditoria em saúde?

Publicada 02/03/2021

A auditoria em saúde é uma aliada da gestão hospitalar, pois é uma forma de encontrar pontos de melhoria, identificar erros e até possíveis fraudes. Seus resultados também podem ajudar no planejamento de metas e demais áreas da administração de uma instituição de saúde.

Diante de todos estes benefícios, vamos ver em mais detalhes o que é e como funciona a auditoria em saúde.

O que é auditoria em saúde?

É uma série de ferramentas empregadas para entender e avaliar as rotinas de uma instituição. No caso da saúde, os auditores podem avaliar questões legais, se os documentos estão de acordo com o exigido pela legislação, se os gastos com medicamentos e exames são compatíveis com os casos atendidos, entre outras questões.

As auditorias podem ser realizadas de duas maneiras:

1. Interna: os próprios colaboradores da instituição criam equipes de auditoria para avaliar os processos da instituição;
  2. Externa: quando uma empresa ou organização é chamada para realizar a auditoria.

Nos dois casos, após a auditoria é feito um relatório onde os auditores dão seu parecer sobre os aspectos realizados. Neste documento eles apontam possíveis irregularidades, pontos de melhoria, a efetividade de certos processos e rotinas, entre outros pontos.

Também existe a auditoria contínua, onde auditorias são realizadas em datas pré-estabelecidas e são diretamente ligadas umas as outras, e auditoria periódica, feitas também de forma periódica, porém, sem ligação entre elas.

Qual o papel da auditoria em saúde?

Ela tem um papel importante na promoção da qualidade em saúde. Entre os 7 princípios da qualidade, estão a busca pela melhoria constante, o gerenciamento baseado em processos e a decisão baseada em evidências.

A auditoria está diretamente ligada a estes três pontos, uma vez que ela avalia o quão bem determinados processos estão funcionando, se as rotinas estão sendo executadas corretamente, se as equipes conhecem os padrões de qualidade da instituição e oferece evidências do que realmente está bom e do que precisa melhorar.

Como podemos ver, auditoria em saúde é um elemento diretamente ligado à qualidade em saúde, que por sua vez é importante para a gestão hospitalar e para processos de acreditação.

Outro ponto importante das auditorias, é a possibilidade de promover maior integração entre as equipes, unindo corpo clínico e administrativo; indicar quais treinamentos são necessários para aprimorar as equipes e, consequentemente, melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.

Além disso, ela também pode auxiliar na redução de custos e melhor gestão de recursos, afinal, o surgimento de procedimentos médicos mais avançados e mais caros demanda um esforço crescente das operadoras de saúde — por um lado, elas necessitam dessas novas tecnologias para ofertar um serviço de qualidade; pelo outro, elas precisam prezar pelo seu equilíbrio financeiro e controlar os gastos.

Por isso, auditores na área da saúde ganham cada vez mais relevância. Além de controlarem gastos desnecessários das operadoras, eles estão diretamente em contato com o médico assistente em um momento de possível tensão, por isso, também é requerido deles habilidade de comunicação e gestão de pessoas. O trabalho de auditoria, portanto, acumula também o papel de intermediar uma parte do contato formal entre a operadora de plano de saúde e o profissional.

Quais são os tipos de auditoria em saúde?

Existem diversos modelos de auditoria, são eles:

1. Auditoria preventiva: realizada antes da implementação de novos procedimentos. O objetivo é avaliar se eles foram formulados corretamente, se estão de acordo com a legislação e se os cronogramas de implantação são realistas;
  2. Auditoria operacional: é realizada durante e após os procedimentos. Os auditores analisam documentos, acompanham o prontuário do paciente, verificam a prescrição e o uso de medicamentos, a realização de exames, a liberação de procedimentos, internações e aquisição de órteses, próteses e materiais especiais (OPME). O objetivo é avaliar a qualidade do serviço prestado;
  3. Auditoria de contas: ela avalia as contas que serão enviadas para a operadora ou paciente. O objetivo é averiguar se há erros e até sugerir opções de negociação.
  4. Auditoria analítica: os auditores avaliam diversos documentos, relatórios, contas, resultados de auditorias anteriores, caso existam. Os auditores comparam os resultados da empresa com as médias do mercado e avaliam como aprimorar os indicadores gerenciais. O objetivo é aprimorar a gestão como um todo.

Como vimos, todos os tipos de auditorias têm objetivos diferentes, no entanto, todas são importantes e exigem diferentes tipos de conhecimento por parte do auditor.

Estas auditorias podem – e devem, se for possível – ser feitas em todas as áreas da clínica como forma de ter uma visão global da operação e obter melhores resultados da auditoria.

Como se tornar um auditor em saúde?

A melhor maneira de se tornar um auditor em saúde é através da capacitação.

No curso de Pós-Graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed os alunos aprendem a:

• Compreender as boas práticas, as técnicas e a fundamentação ética e legal para atuação dentro do moderno conceito da Auditoria em Saúde;
  • Conhecer as ferramentas avançadas para execução dos processos de Auditoria em Saúde;
  • Compreender as interfaces da Auditoria em Saúde com as demais ferramentas de gestão de serviços de saúde;
  • Prover atualização técnica e científica aos alunos.

Através destes conhecimentos, o profissional se tornará apto a realizar todos os tipos de auditoria que indicamos e poderá contribuir para aprimorar os indicadores gerenciais e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos em uma instituição de saúde.

Para saber mais sobre o curso, o inícios das aulas e as formas de financiamento, entre em contato com a nossa central de atendimento clicando aqui.