O que faz um auditor de saúde?

Publicada 31/08/2020

Uma das possibilidades de atuação para profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, é a área de auditoria. Cada vez mais, essa função tem sido considerada estratégica para as instituições de saúde que desejam adotar uma gestão eficiente e oferecer um atendimento de qualidade a seus pacientes.

Mas, afinal, o que faz um auditor de saúde? Quais são as habilidades necessárias para que ele realize as atividades exigidas pelo cargo? Fique com a gente neste post e descubra um pouco mais sobre as possibilidades para essa carreira.

A auditoria em saúde hoje

A auditoria em saúde é uma atividade que costuma ser relacionada à questão de redução de custos. Mas, mais do que buscar o equilíbrio financeiro, ela é fundamental para garantir a qualidade assistencial de instituições no setor público e privado.

E, para isso, o auditor deve ter como foco a geração de conhecimento para que os sistemas de saúde possam tomar as melhores decisões em prol do beneficiário. Ou seja, atuar como profissionais efetivamente integrados na melhoria da assistência aos pacientes, saindo da posição do fiscal e adotando a postura do consultor, aquele que terá capacidade para fazer uma análise crítica do cenário e apresentar soluções assertivas.

“Esse conhecimento pode trazer resultados mais fundamentados para utilização racional dos recursos em busca do melhor atendimento possível para o paciente dos serviços de saúde”, destaca Adolfo Orsi Parenzi, coordenador da pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed.

Atribuições do auditor em saúde

Nesse contexto, quem pode ser auditor em saúde? A especialização é voltada para profissionais graduados na área da saúde, principalmente médicos e enfermeiros, de qualquer especialidade. E se você é ético, estudioso, curioso e autônomo nas decisões, tem tudo para se destacar nesse mercado.

“O papel do auditor, na prática, deve ser centrado no paciente. Entre suas responsabilidades, esse profissional tem que tomar decisões e estabelecer pareceres baseado no conhecimento adequado para a oferta de uma assistência com qualidade. Assim, poderá identificar processos que podem ser melhorados com o objetivo de trazer saúde populacional e melhor experiência de cuidado para as pessoas, dentro de custos que possam ser absorvidos pelo sistema”, explica Marlus Volney de Morais, professor de Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed.

Em relação ao mercado de trabalho, o auditor encontra oportunidades no setor público, entidades privadas e empresas de saúde suplementar. Além das oportunidades para profissionais especializados, a certificação pode ser pré-requisito para a aprovação em concursos públicos.

Auditoria em saúde como ferramenta de gestão

Na pós-graduação em Auditoria em Saúde da Faculdade Unimed, os alunos aprendem como a auditoria pode gerar valor para o paciente e para o negócio de saúde, ao associar o conhecimento técnico na área à gestão organizacional. “Esse é o grande mix da auditoria: associar o conhecimento em saúde à área de gestão dos processos em saúde, resultando em uma assistência com qualidade, que deve ser percebida na ponta pelo paciente”, acrescenta o professor Marlus.

Segundo ele, a qualidade no atendimento passa pelo cuidado certo, no momento adequado. E isso é possível quando se atua preventivamente. “É preciso organizar a rede assistencial para que isso ocorra de forma adequada e esse trabalho tem muito da atuação e do conhecimento da auditoria. Os auditores, de forma geral, sabem quais são os problemas que podem surgir em um hospital, em um laboratório, em uma clínica que presta exame complementar, e o que precisa ser feito e programado para funcionar na hora que o paciente precisar”, completa.

O curso também aborda a utilização das novas tecnologias disponíveis, entre elas, a inteligência artificial, como aliadas para análise de dados, definição de indicadores e tomada de decisão. Entre as disciplinas que compõe a estrutura curricular estão:

• negociação e gestão de conflitos;
  • legislação em saúde;
  • noções de perícia;
  • avaliação e incorporação de tecnologia em saúde;
  • auditoria em saúde no sistema público brasileiro;
  • auditoria de OPME;
  • novos modelos de cuidado em saúde.

Além do saber teórico, o auditor também precisa ter uma visão estratégica e analítica, ser comunicativo, saber negociar, manter sigilo e ter uma postura imparcial. E, claro, buscar atualização constante nessa área.

Ficou interessado? Estamos com turmas abertas para a pós-graduação em Auditoria em Saúde. Durante o período de isolamento social, definido pelo decreto legislativo nº06/2020, as aulas serão ao vivo por videoconferência.

Saiba mais aqui ou entre em contato com a nossa equipe.