O que é e como funciona o ensino híbrido?

Publicada 25/02/2021

Praticamente todos nós conhecemos o ensino presencial e o ensino a distância, no entanto, outra modalidade de ensino vem crescendo e se popularizando nos últimos anos, é o chamado ensino híbrido.

O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que combina aulas presenciais e atividades online, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e aumentar a retenção dos conteúdos por parte dos alunos.

Ao unir as vantagens do ensino presencial com as facilidades da tecnologia no ensino a distância, esta modalidade é uma ótima opção para cursos com estágio obrigatório (como os da área da saúde) e para alunos que não tem tempo para se deslocar todos os dias para a instituição de ensino, mas que gostam do ensino presencial.

Se você está em busca de uma pós-graduação e quer conhecer mais sobre este modelo de ensino, este post é para você!

Como funciona o ensino híbrido?

Como dissemos anteriormente, o ensino híbrido mistura aulas presenciais e a distância. A proporção de aulas online varia de acordo com cada curso e instituição de ensino, mas é um componente importante do aprendizado.

No caso dos cursos da área da saúde, é comum que as aulas mais teóricas sejam virtuais, enquanto as aulas que exigem o uso de laboratórios são feitas de forma presencial, assim só é preciso ir até o local das aulas algumas vezes por mês.

Porém, mesmo no caso de cursos mais teóricos, como os voltados para a gestão, por exemplo, também podem aproveitar deste modelo. É possível ter aulas teóricas online, consultar textos enviados pelo professor, ver vídeos e palestras online, e depois realizar um encontro para que os alunos possam debater os assuntos vistos pela internet.

Este modelo é muito interessante pois, ao contrário das aulas tradicionais onde o professor tem o conhecimento e o repassa aos alunos, os alunos já chegam à sala de aula conhecendo o assunto e com tempo de reflexão, de forma que o debate é enriquecido com as opiniões e visões de todos os discentes e não apenas com o conhecimento do professor.

Quais as vantagens do ensino híbrido?

Entre as vantagens do ensino híbrido estão:

1. Maior flexibilidade de horário;
  2. Maior envolvimento do aluno com o processo de aprendizagem;
  3. Aulas mais dinâmicas e envolventes;
  4. Possibilidade de estudar de qualquer local através da internet;
  5. Não há necessidade de ir até o local das aulas todos os dias.

De acordo com Aline Mattos, coordenadora de Desenvolvimento de Soluções Educacionais da Faculdade Unimed, com o ensino híbrido “o curso fica mais flexível, já que o aluno pode escolher o melhor local e horário para assistir os conteúdos virtuais. Além disso, preserva o contato direto com o professor nos encontros em sala de aula.”

Apesar de todas estas vantagens, quem tem interesse nesta modalidade de ensino, precisa se preparar para aproveitar ao máximo as aulas online.

Todos nós estamos acostumados com o ensino tradicional em sala de aula, no entanto, o ensino a distância, mesmo no formato híbrido, exige uma mudança de cultura por parte do aluno.

Desde a infraestrutura, como ter acesso a internet, um local silencioso para se concentrar nas aulas e atividades, até mudanças comportamentais, como ter disciplina para realizar todas as atividades remotas, prestar atenção nas aulas virtuais e cumprir com todos os projetos propostos pelo professor.

Embora muitos ainda tenham uma visão do ensino a distância como “fácil”, já existe uma mudança de cultura na sociedade que reconhece os benefícios e a validade do ensino remoto, que também tem seus desafios e não é tão “simples” como se pensava.

“A pandemia trouxe uma mudança de cultura para toda a sociedade e, em relação ao ensino, quebrou paradigmas de alunos e professores. Temos visto que as pessoas estão cada vez mais receptivas e engajadas com o formato on-line, que se consolidou ainda mais neste novo cenário”, avalia Aline Mattos.

O ensino híbrido é autorizado pelo MEC?

De acordo com a Portaria 2.117/2019 do MEC, todos os cursos presenciais podem oferecer até 40% de suas disciplinas de forma totalmente virtual, com exceção dos cursos de medicina.

Isto significa que, embora na legislação o curso seja reconhecido como presencial, é autorizado pelo MEC a fusão entre aulas virtuais e atividades presenciais, desde que respeitada a proporção de no máximo 40% de aulas online.

A Faculdade Unimed oferece cursos no formato híbrido?

Sim. A Faculdade Unimed tem autorização do MEC para oferecer tanto cursos de graduação, quanto de pós-graduação, tanto no formato online quanto à distância.

A partir do ano de 2021 a instituição começou a ofertar cursos de pós também no formato híbrido. Entre os destaques dos cursos deste ano estão MBA em Governança, Riscos, Regulação e Compliance em Saúde, MBA em Engenharia Clínica, MBA em Farmácia Clínica e Oncológica e pós em Enfermagem em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva, sendo esses últimos três novidade no portfólio da instituição de ensino superior do Sistema Unimed.

Para conhecer mais os cursos de pós-graduação clique aqui ou entre em contato com a central de atendimento.