Qual é a diferença entre administração e gestão?

Publicada 10/09/2021

Os termos “administração” e “gestão” já fazem parte do vocabulário até de quem não trabalha diretamente nessa área, porém, você sabe a diferença entre eles?

É muito comum usá-los como se tivessem o mesmo significado, mas, na verdade, se trata de dois conceitos diferentes e complementares. Neste post, vamos esclarecer qual o significado de cada termo e a diferença entre eles.

Qual é a diferença entre Gestão e Administração?

Administrar é um conceito que significa planejar, controlar e direcionar recursos. Esses recursos podem ser materiais, produtos, financeiros ou até mesmo recursos humanos.

De acordo com o fundador da Teoria Clássica da Administração, Jules Henri Fayol, a Administração tem 5 funções básicas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Hoje, elas foram substituídas pela sigla PODC, que significa: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Na prática, isso significa que este profissional é o responsável por estabelecer e alcançar as metas de uma empresa através do uso estratégico dos recursos disponíveis.

Já a gestão é parte da administração. A sua função é colocar em prática os processos planejados pelo administrador, garantindo que tudo seja executado de acordo com o previsto, evitando erros e antecipando dificuldades, auxiliando o administrador a atingir os objetivos da empresa.

Em resumo, o papel do gestor é organizar pessoas, recursos e processos de acordo com a política administrativa da empresa, com maior foco nas relações pessoais e rotinas de trabalho. A administração tem um viés mais analítico, enquanto a gestão é mais voltada para a prática.

Hoje, muitas vezes os termos são usados como sinônimos, mas é importante ter em mente ter os conceitos bem claros na hora de escolher um curso de graduação ou pós na área, por exemplo.

Aqui na Faculdade Unimed, nós temos uma Graduação em Gestão Hospitalar e um MBA em Administração Hospitalar. Agora que você sabe as diferenças entre gestão e administração, pode decidir com mais certeza qual das duas opções é melhor para o seu momento profissional e os seus planos para o futuro de sua carreira.

Para conhecer mais sobre os dois cursos, continue lendo.

MBA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

A proposta do MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed está centrada na aplicação prática da fundamentação teórica da Administração Hospitalar.

O objetivo é formar administradoras que consigam aplicar a teoria da administração à prática das instituições hospitalares, por meio de uma linguagem de fácil assimilação para profissionais com formação na área da saúde, pouco familiarizados com técnicas e termos de gestão.

Este curso possibilita aos profissionais a construção de conhecimentos significativos para desenvolverem competências essenciais e atuarem como administradores de instituições de saúde de forma ampla, com visão empresarial e competências técnicas para atuar com segurança nos diferentes cenários do sistema de saúde brasileiro.

Para conhecer melhor o curso e o mercado de trabalho na área, clique aqui.

GESTÃO HOSPITALAR

O gestor hospitalar é o profissional responsável — entre outras funções — por otimizar processos, gerenciar recursos humanos e materiais, interpretar indicativos e propor soluções para a melhoria da produtividade da instituição. É uma profissão desafiadora, que exige um olhar sistêmico apurado para administrar diversos setores.

Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar é voltada para o mercado de trabalho, ideal para pessoas que querem entrar na área rapidamente — já que tem duração de dois anos e meio.

O conteúdo do curso é bastante diversificado e permite que o aluno desenvolva todos os conhecimentos e a capacitação necessária para iniciar a sua carreira no gerenciamento de organizações de saúde com excelência.

O curso possui nota 4 no Ministério da Educação e o vestibular pode ser feito por qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio.

Para maiores informações sobre o mercado de trabalho e remuneração, clique aqui.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!