Novo curso da FU aborda práticas de manejo da COVID-19

Publicada 29/05/2020

Para complementar o conteúdo dos três cursos no formato EAD sobre o manejo clínico do paciente com COVID-19, a Faculdade Unimed disponibiliza módulo prático e presencial sobre o tema, exclusivo para contratação in company.

As duas primeiras turmas ocorrem hoje e amanhã (29 e 30/05), nas Unimeds Salto Itu e São Carlos, respectivamente. Com equipamentos avançados e instrutores com experiência no tratamento de casos da doença, serão feitas simulações realísticas para os alunos treinarem habilidades em manejo de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar e ventilação mecânica avançada, especificamente relacionado à abordagem de pacientes suspeitos e confirmados com coronavírus. A carga horária total é de 6 horas.

“Aqui no estado de São Paulo, os casos se concentraram muito na capital e, agora, estão alcançando o interior. O que nos preocupa é o que está por vir. Por isso, temos que estar preparados para fazer o melhor possível. E a Faculdade Unimed tem sido uma parceira excelente nesses anos, em todos os cursos e projetos realizados, contribuindo para capacitação e qualificação dos nossos cooperados”, ressalta o diretor de Administração e Finanças e responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Salto Itu, dr. Amilcar Carvalho.

O vice-presidente da Unimed São Carlos, dr. Ivan Linjardi, também destaca mais essa parceria e a relevância da educação continuada neste momento de pandemia. “A preocupação com treinamento agora é constante, não só sobre paramentação, mas sobre o próprio procedimento em si. Vamos treinar a equipe toda, médicos e enfermeiros, para que a gente consiga, ao mesmo tempo, oferecer uma assistência de excelência aos pacientes e com o menor risco para os profissionais que estão na linha de frente”, acrescenta.

Público-alvo
Respeitando as medidas de cuidado e prevenção, as turmas são formadas por, no máximo, 12 alunos, que são divididos em dois grupos de trabalho durante o curso. O conteúdo é voltado para médicos intensivistas, emergencistas, anestesiologistas e clínicos, além de outras especialidades que atendem pacientes com COVID-19. E também para enfermeiros intensivistas e emergencistas e fisioterapeutas respiratórios.