Pesquisa de satisfação com beneficiários feita pela FU para Unimed Conselheiro Lafaiete é aprovada pela ANS

Publicada 03/07/2020

A Unimed Conselheiro Lafaiete foi habilitada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a receber pontuação bônus no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), referente à dimensão Sustentabilidade no Mercado, que contempla o monitoramento da satisfação do beneficiário. Um dos fatores que contribuiu para esse resultado foi a pesquisa com os beneficiários, ano-base 2019, sobre os serviços prestados no período, que revelou, entre outros pontos, que a satisfação geral dos entrevistados está em torno de 84%.

“Nosso foco principal sempre foi o beneficiário, e conhecer sua experiência em relação à Unimed é fundamental para trabalharmos as melhorias necessárias, assegurando a qualidade nos serviços prestados pela cooperativa. Para obter essa resposta, contratamos a Faculdade Unimed, realizamos o estudo do documento técnico da ANS sobre a pesquisa, elaboramos as perguntas baseadas na RN 277 e seguimos rigorosamente todas as orientações recebidas. Esse conjunto de ações nos levaram ao resultado esperado”, comemora Karoline Tôrres, gerente de Mercado da Unimed Conselheiro Lafaiete.

 

A pesquisa

A instituição de ensino realizou o levantamento no período de 11 a 22 de outubro do ano passado. Foram utilizadas ferramentas de Inteligência Artificial, em que robôs simularam uma conversa por telefone ou troca de mensagem de texto pelo celular (chatbot via SMS) com o beneficiário, baseada em um roteiro de perguntas pré-estabelecido pela operadora e de acordo com as exigências da ANS.

Dos 16.670 beneficiários acima de 18 anos da Unimed Conselheiro Lafaiete, 2.130 foram contatados, quantidade necessária para fazer a amostragem, segundo os parâmetros estatísticos. A participação é voluntária. A amostra para obter os resultados considerou 400 entrevistas válidas, com margem de erro de 4,84%. O relatório completo da avaliação está disponível para consulta no site da operadora.

 

Prazo para IDSS 2020 prorrogado

Devido à pandemia da COVID-19, a ANS prorrogou a data de corte do IDSS 2020 para 31 de julho. Essa alteração abre uma nova possibilidade para as operadoras realizarem pesquisas de satisfação com seus beneficiários, referente ao ano-base 2019. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected]

 

Qualificação das operadoras de saúde

O IDSS é um dos indicadores do Programa de Qualificação de Operadoras da ANS para avaliar o desempenho delas em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde; Garantia de Acesso; Sustentabilidade no Mercado; e Gestão de Processos de Regulação. Sua pontuação máxima é 1 e a mínima 0. Os dados gerados também ajudam na tomada de decisões e na busca da melhoria continua dos processos das cooperativas.

A Faculdade Unimed conta com a parceria da Unimed Aeromédica para a realização desse serviço e ambas são recomendadas pela Unimed do Brasil como instituto de pesquisa. Além da Unimed Conselheiro Lafaiete, a instituição de ensino fez 48 pesquisas, referentes ao ano-base 2019, com beneficiários de Unimeds de todo o Brasil.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST