3 carreiras bem remuneradas na área da saúde

Publicada 30/01/2020

O sucesso profissional na área da saúde não se restringe apenas à Medicina, como muitas vezes tendemos a associar. Hoje, por exemplo, já existem carreiras tão bem remuneradas quanto o curso que forma médicos, que é considerado um dos mais disputados, de acordo com um relatório do portal Universia.

Este artigo faz um panorama sobre o cenário profissional atual na área da saúde e como ele se comportará nos próximos anos, tendo em vista a necessidade de prover diagnósticos cada vez mais precisos, estabelecer tratamentos personalizados e encontrar medicamentos mais eficazes.

Conheça a seguir algumas das carreiras em saúde que farão parte do processo de ruptura e transformação do setor, oportunidades oferecidas por elas, entre outras questões.

 

3 razões para construir uma carreira na área da saúde

 

A área da saúde é bastante desafiadora, visto que ela lida diretamente com o ser humano. Por isso, é possível afirmar que há uma série de particularidades que devem ser levadas em consideração.

O mercado é uma delas. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil, por exemplo, investe cerca de 3,8% do seu Produto Interno Bruto em saúde pública. Quando se trata do âmbito privado o montante é de 4,4% em relação ao PIB. O fato é que o país ainda tem um déficit em relação a nações desenvolvidas como a Suécia e o Reino Unido.

Diante da questão, o Brasil ainda tem muito a se desenvolver. E buscar capacitação na área será um diferencial importante para os profissionais do setor. Confira algumas razões para seguir nesse caminho!

1. Área em expansão
O segmento de saúde está crescendo em ritmo acelerado e tem imposto novos desafios não só ao mercado como também aos profissionais que optam por ele. A especialização e personalização dos atendimentos têm impacto nesse aumento da demanda por serviços, muito disso ligado ao envelhecimento da população em todo o mundo.

Logo, é necessário que os profissionais procurem entender mais sobre o futuro para poder se encaixar prontamente no mercado. As chances de encontrar oportunidades e permanecer empregado, com bons rendimentos, na saúde gerontológica, por exemplo, são promissoras para quem quer construir uma carreira sólida.

2. Mudanças diárias
Para quem gosta de trabalhar dinamicamente e quer desafios novos todos os dias, a carreira na saúde é uma boa opção. Isso se deve basicamente ao fator humano, cada paciente tem as suas necessidades e demandas, o que exige constante preparação do profissional.

O fato é que nenhum dia é igual ao outro, o que ajuda a tornar a atuação mais interessante e motivadora. Enfim, para aqueles que desejam estar em constante aprendizado, vale a pena seguir por esse caminho.

3. Oportunidades e salários atrativos
Outro ponto que chama a atenção nas carreiras em saúde é a boa remuneração por meio de salários atrativos e as oportunidades variadas de trabalho.

Além disso, devido às diferentes especialidades e as demandas nos segmentos público e privado, as oportunidades de trabalho tendem a ser variadas, desde cargos assistenciais até gerenciais.

 

3 profissões promissoras na área da saúde

 

Para Juliana Feitosa Dibai, professora dos cursos de graduação e curta duração em Auditoria e Atualização em Saúde, haverá espaço para profissionais de todo tipo no segmento de saúde, desde o enfermeiro até o advogado especializado na área.

“Estamos falando de um segmento em que vários profissionais são inseridos. Acredito que a perspectiva é muito boa para quem está bem preparado, aliás, é uma questão de sobrevivência: ou você é bom ou está fora do mercado”, destaca.

Um levantamento do site Quero Bolsa apontou as 13 profissões mais promissoras na área da saúde, entre as quais se encontram as destacadas abaixo!

 

1. Enfermagem

O enfermeiro é responsável por fazer o acompanhamento e cuidado de pacientes, sendo o profissional que presta a assistência na aplicação do tratamento médico. Ele costuma ser encarregado também pelos primeiros socorros, realizando o cuidado primário de pacientes acidentados ou com algum tipo de crise.

O trabalho do profissional de enfermagem também abrange o cuidado de pessoas com condições especiais, recém-nascidos e idosos. Ele dará toda a assistência caso sejam necessários curativos, administração de medicamentos e também recuperação pós-cirúrgica.

Além disso, a sua atuação também pode ser focada na gestão de serviços públicos, seja de hospitais, clínicas ou postos de saúde, no âmbito público ou privado.

 

2. Farmácia

A farmacologia também é uma das carreiras em saúde que vale a pena investir. O futuro do setor é bastante promissor, principalmente, em vista fatores demográficos, comportamentos da sociedade e inovações de mercado.

Novas doenças surgem devido a fatores como mudança no clima, por exemplo, aumentando a demanda por produtos. Além disso, a evolução da medicina exige que novas substâncias sejam descobertas a fim de que os tratamentos e procedimentos se tornem mais eficazes. A própria indústria absorverá uma parte desses profissionais, mas também há trabalho em centros médicos de modo geral, sejam eles na área pública ou privada.

 

3. Biomedicina

A biomedicina é um campo de estudo que está entre a Biologia e a Medicina. Basicamente, ela é voltada para pesquisas sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimentos de tratamentos para curso.

O trabalho do biomédico está focado em pesquisar e classificar elementos que causam doenças, bem como desenvolver remédios e vacinas. Como a medicina está evoluindo é fato que o trabalho da biomedicina tende a se tornar cada vez mais relevante, justamente para conseguir atender à demanda da indústria e também institutos de pesquisas, hospitais e, especialmente, dos pacientes.

Dibai ainda destacou que a perspectiva é de que haja espaço para profissionais de outras áreas, mas que querem atuar no segmento da saúde, como é o caso de advogados e administradores. "Estamos falando da indústria da saúde e implementação de programas de gestão da qualidade, são vários os profissionais inseridos nesse contexto", complementa.

 

A liderança na área da saúde

 

Trabalhar na área da saúde não significa apenas estar pronto para atender o paciente, mas também saber gerir os processos envolvidos em todo o tratamento, como os locais onde são realizados os procedimentos, além, é claro, de coordenar todos os profissionais envolvidos. Para que isso aconteça de maneira alinhada, é necessário a presença de um bom líder.

Os sistemas de saúde têm exigido cada vez mais profissionais de saúde que possam liderar equipes interdisciplinares. Por isso, a especialização é o caminho mais eficaz para se qualificar e poder conduzir bem o time. Vale lembrar que uma boa liderança traz uma série de benefícios potenciais como a melhoria no atendimento de saúde, oferecendo um tratamento mais alinhado à necessidade do paciente e promovendo a satisfação entre os profissionais de saúde.

 

Especializações na área da saúde: o caminho para o sucesso

 

A especialização hoje se tornou um pré-requisito para o profissional que deseja crescer na carreira e obter sucesso. As oportunidades para quem tem maior instrução são maiores e melhores: a 54ª edição da Pesquisa Salarial feita pela Catho mostrou que um especialista, com pós-graduação, mestrado e doutorado pode ter um aumento salarial de até 118%.

Por si só, esse já seria um bom motivo para se qualificar, mas as razões vão muito além. Mais do que a valorização do currículo, a capacitação permite que você se atualize quanto às últimas novidades do mercado, troque experiências com colegas sobre pesquisas e projetos que impactarão a saúde nos próximos períodos e, até mesmo, desenvolvam novos serviços e possíveis tratamentos mais eficientes.

Ainda podemos contar que a carreira se torne mais sólida com a especialização, ajudando-o assim a aumentar a possibilidade de ser um profissional de autoridade em sua área, adquirindo sucesso e reconhecimento.

O leque de áreas na saúde é bem mais abrangente do que a medicina propriamente dita e é justamente a variedade que tem ajudado a tornar o segmento cada vez mais eficiente.

Acesse o portfólio da Faculdade Unimed para conhecer as oportunidades existentes no mercado de saúde!


Fale com a Faculdade Unimed

Entre em contato pela central de atendimento
clicando aqui ou ligue para: 0800 702 1301



ÚLTIMOS POSTS

Semana passada

Como e por que atuar na área de auditoria de contas médicas?

LER POST
12/02/2020

Corrupção na saúde: conheça mais sobre a área e saiba como evitar

LER POST
06/02/2020

RN 277: entenda o que é e a importância da acreditação de operadoras

LER POST