Cursos de curta duração valem a pena?

Publicada 29/04/2021

Entre as diversas opções de educação continuada, os cursos de curta duração são uma alternativa rápida e eficiente para profissionais em busca de atualização. Com carga horária menor que as especializações, são focados em habilidades específicas ou em uma área bem delimitada do conhecimento.

Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena investir nesse formato. Se você é uma delas, continue lendo e descubra se este é o tipo de curso ideal para o seu momento profissional!

A seguir, falaremos sobre algumas vantagens que essa formação pode oferecer. Confira!

 

Quando fazer um curso de curta duração?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso ir além para se destacar. A atualização constante é um diferencial importante, de forma que o “lifelong learning”, o aprendizado contínuo e para a vida toda, já está se tornando um jargão comum no mundo empresarial.

Com o desenvolvimento constante de novas tecnologias, é impossível se tornar um especialista em tudo e é aí que os cursos de curta duração se destacam.

É rápido e eficaz fazer um curso de 30h para aprender a usar uma plataforma nova ou conhecer um novo modelo específico de gestão, isso agrega novos conhecimentos e demonstra que você está antenado nas mudanças que estão ocorrendo na sociedade e procura sempre aprender mais.

As pós-graduações são mais voltadas para o momento de se especializar em algo, o que ocorre, em geral, pouco tempo após a conclusão da graduação. Enquanto os cursos de curta duração servem ao propósito de atualizar o conhecimento e apresentar novas ferramentas de forma rápida e voltada para a aplicação prática no dia a dia, por isso devem ser feitos ao longo de toda a carreira profissional.

Agora vamos ver 5 vantagens dos cursos de curta duração!

 

5 razões para fazer um curso de curta duração

 

1.Aprender uma nova habilidade de forma rápida

Se o seu objetivo é aprender a fazer um novo procedimento, aprender a usar novo software ou desenvolver uma habilidade – até mesmo as chamadas “soft skills”, como comunicação interpessoal, escrita e organização do tempo – os cursos de curta duração são a opção ideal.

Eles vão direto ao ponto, normalmente trazem exercícios voltados para o dia a dia e são planejados para que você consiga colocar em prática o que aprendeu assim que concluir as aulas.

É possível aprender ou desenvolver habilidades importantes em um final de semana e continuar evoluindo sempre no seu trabalho.

 

2. Conciliar estudo e trabalho

Por serem mais curtos, são mais simples de se conciliar com a rotina de trabalho, as tarefas de casa e o cuidado com os filhos.

Com apenas alguns dias de dedicação, ou até mesmo poucas horas a depender do curso, é possível incrementar o currículo e se aprimorar durante o final de semana, durante a noite ou enquanto as crianças estão na escola.

 

3. Atender às exigências do mercado

Os cursos de curta duração são voltados para a prática, por isso, são criados para atender as demandas atuais do mundo do trabalho.

Eles normalmente abordam tecnologias recém-criadas e habilidades que estão sendo buscadas pelo mercado no momento. São sempre atualizados e ideais para quem deseja se manter a par do que há de mais novo na sua área de atuação.

 

4. Descobrir novos rumos na carreira

Ao conhecer o que há de mais novo na sua área de atuação, é possível descobrir novos talentos e novas oportunidades de carreira, apostando em tendencias que ainda estão em crescimento no mercado.

Você pode identificar um potencial de crescimento em alguma área específica e já começar a se preparar para sair na frente no futuro, tornando-se referência naquela área.

Caso você esteja em dúvida sobre mudar ou não de carreira, um curso de curta duração é uma maneira de conhecer a nova área para a qual pretende migrar antes de tomar um passo mais longo, como fazer uma nova graduação ou pós.

 

5. Networking

Ampliar a sua rede de contatos é essencial para crescer na sua carreira. Nos cursos de curta duração, você conhece outros colegas de profissão, como outras empresas funcionam e aumenta a sua rede.

Também é uma oportunidade de expandir a sua influência dentro da sua área de atuação e tornar-se referência para os seus colegas.

 

A Faculdade Unimed oferece uma série de cursos de curta duração, tanto no formato presencial, quanto a distância. Os cursos são voltados para as áreas de gestão, saúde e cooperativismo e podem ser conferidos clicando aqui, para cursos livres, e aqui para cursos online.

Essas são algumas das vantagens de se optar por cursos de curta duração ao longo da sua carreira. Se você gostou deste artigo e ele lhe ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar com os seus contatos!




ÚLTIMOS POSTS

17/11/2023

Como escolher a pós-graduação ideal: 5 dicas para acertar na decisão

LER POST
04/09/2023

O que é outsourcing e como ele se aplica aos negócios de saúde?

LER POST
24/08/2023

Proteção de dados e privacidade na área da saúde: desafios e boas práticas

LER POST