Cursos de curta duração valem a pena?

Publicada semana passada

Entre as diversas opções de educação continuada, os cursos de curta duração são uma alternativa rápida e eficiente para profissionais em busca de atualização. Esses cursos contam com uma carga horária menor que as especializações e são focados em habilidades específicas ou uma área bem delimitada do conhecimento.

Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena investir em um curso de duração, se você é uma dela, continue lendo e descubra se este é o tipo de curso ideal para o seu momento profissional!

A seguir, falaremos sobre algumas vantagens que essa formação pode lhe propiciar. Confira!

 

Quando fazer um curso de curta duração?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso ir além para se destacar. A atualização constante é um diferencial importante, de forma que o “lifelong learning”, o aprendizado contínuo e para a vida toda, já está se tornando um jargão comum no mundo empresarial.

Com o desenvolvimento constante de novas tecnologias, é impossível se tornar um especialista em tudo e é aí que os cursos de curta duração se destacam.

É rápido e eficaz fazer um curso de 30h para aprender a usar uma plataforma nova ou conhecer um novo modelo específico de gestão, isso agrega novos conhecimentos e demonstra que você está antenado nas mudanças que estão ocorrendo na sociedade e procura sempre aprender mais.

As pós-graduações são mais voltadas para o momento de se especializar em algo, o que ocorre, em geral, pouco tempo após a conclusão da graduação. Enquanto os cursos de curta duração servem ao propósito de atualizar o conhecimento e apresentar novas ferramentas de forma rápida e voltada para a aplicação prática no dia a dia, por isso devem ser feitos ao longo de toda a carreira profissional.

Agora vamos ver 5 vantagens dos cursos de curta duração!

 

5 razões para fazer um curso de curta duração

 

1.Aprender uma nova habilidade de forma rápida

Se o seu objetivo é aprender a fazer um novo procedimento, aprender a usar novo software ou desenvolver uma habilidade – até mesmo as chamadas “soft skills”, como comunicação interpessoal, escrita e organização do tempo – os cursos de curta duração são a opção ideal.

Eles vão direto ao ponto, normalmente trazem exercícios voltados para o dia a dia e são planejados para que você consiga colocar em prática o que aprendeu assim que concluir as aulas.

É possível aprender ou desenvolver habilidades importantes em um final de semana e continuar evoluindo sempre no seu trabalho.

 

2. Conciliar estudo e trabalho

Por serem mais curtos, são mais simples de se conciliar com a rotina de trabalho, as tarefas de casa e o cuidado com os filhos.

Com apenas alguns dias de dedicação, ou até mesmo poucas horas a depender do curso, é possível incrementar o currículo e se aprimorar durante o final de semana, durante a noite ou enquanto as crianças estão na escola.

 

3. Atender às exigências do mercado

Os cursos de curta duração são voltados para a prática, por isso, são criados para atender as demandas atuais do mundo do trabalho.

Eles normalmente abordam tecnologias recém-criadas e habilidades que estão sendo buscadas pelo mercado no momento. São sempre atualizados e ideais para quem deseja se manter a par do que há de mais novo na sua área de atuação.

 

4. Descobrir novos rumos na carreira

Ao conhecer o que há de mais novo na sua área de atuação, é possível descobrir novos talentos e novas oportunidades de carreira, apostando em tendencias que ainda estão em crescimento no mercado.

Você pode identificar um potencial de crescimento em alguma área específica e já começar a se preparar para sair na frente no futuro, tornando-se referência naquela área.

Caso você esteja em dúvida sobre mudar ou não de carreira, um curso de curta duração é uma maneira de conhecer a nova área para a qual pretende migrar antes de tomar um passo mais longo, como fazer uma nova graduação ou pós.

 

5. Networking

Ampliar a sua rede de contatos é essencial para crescer na sua carreira. Nos cursos de curta duração, você conhece outros colegas de profissão, como outras empresas funcionam e aumenta a sua rede.

Também é uma oportunidade de expandir a sua influência dentro da sua área de atuação e tornar-se referência para os seus colegas.

 

A Faculdade Unimed oferece uma série de cursos de curta duração, tanto no formato presencial, quanto a distância. Os cursos são voltados para as áreas de gestão, saúde e cooperativismo e podem ser conferidos clicando aqui, para cursos presenciais, e aqui para cursos online.

Essas são algumas das vantagens de se optar por cursos de curta duração ao longo da sua carreira. Se você gostou deste artigo e ele lhe ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar com os seus contatos!




ÚLTIMOS POSTS

22/04/2021

Saiba mais sobre a atuação do profissional em farmácia clínica e oncológica

LER POST
15/04/2021

Como aumentar a produtividade nos estudos?

LER POST
13/04/2021

O papel da Auditoria Odontológica

LER POST