Faculdade Unimed lança curso sobre Transtorno do Espectro Autista

Publicada 16/09/2019

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista (TEA). Os dados são confirmados pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) que, com base em estudos epidemiológicos realizados nos últimos 50 anos, destaca que a incidência desse acometimento parece estar aumentando globalmente. Dentre as explicações possíveis para essa tendência, está a expansão dos critérios para sua identificação.

Diante desse cenário, a Faculdade Unimed, em parceria com a Unimed do Brasil, está desenvolvendo um curso informativo sobre o tema. A primeira turma está prevista para 10 de outubro, e as inscrições já estão disponíveis no site da instituição de ensino.

“O autismo tem ganhado cada vez mais notoriedade na sociedade. Por isso, acreditamos que a informação é um dos caminhos para o desenvolvimento e socialização das pessoas com o TEA”, destaca o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, dr. Ary Célio de Oliveira.

Em seis módulos a distância, serão abordados o modo de funcionamento psíquico das pessoas com TEA e as técnicas e abordagens nas áreas da fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Também serão apresentados exemplos de práticas relacionadas ao tema e depoimento de familiares.

Desafios do diagnóstico
O termo TEA surgiu devido à grande variação de apresentação de casos, com graus diversos de acometimentos. Isso acarreta, inclusive, em possibilidade de diagnósticos equivocados das crianças.

“As dificuldades centrais se relacionam à interação social, à comunicação e à presença de comportamentos estereotipados e repetitivos. Por isso, a intervenção durante a primeira infância é importante para ajudar as crianças a encontrarem recursos para ampliarem sua interação com o mundo”, explica Paula Pimenta, coordenadora do curso.

Para se inscrever e saber mais sobre o curso, acesse aqui.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2024

As inscrições estão abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica em 2024

LER POST
03/04/2024

Resultados da seleção de Projetos de Pesquisa e Extensão de 2024 foram publicados

LER POST
03/04/2024

Resultado final do edital de monitoria (1º Semestre de 2024) está disponível!

LER POST