6 motivos para fazer um MBA

Publicada 24/09/2021

Você já tem uma graduação, mas precisa aprofundar seus conhecimentos em uma área e não sabe por onde começar? Uma ótima opção é fazer um MBA, que irá lhe preparar não só para atuar tecnicamente em uma área específica, mas também desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas e liderança.

Neste artigo, nós vamos falar 6 motivos para fazer um MBA e avançar ainda mais em sua carreira, mas primeiro vamos ver o que é, exatamente, um MBA.

O que é MBA?

O MBA, sigla que significa Master of Business Administration, é uma pós voltada para profissionais com mais tempo de carreira e mais ligada às áreas de gestão e administração, com foco na formação de líderes.

Também é possível buscar um MBA que não esteja diretamente ligado a sua graduação. Por ter um foco maior em gestão, são cursos naturalmente interdisciplinares. Um exemplo é o MBA em Governança, Riscos, Regulação e Compliance em Saúde da Faculdade Unimed, que trata de temas relacionados à gestão, direito e saúde.

Motivos para fazer um MBA

Agora vamos ver os principais motivos para fazer uma MBA!

Qualificar-se para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho busca profissionais que estão em constante atualização e buscam aumentar seus conhecimentos. Um MBA mostra que você tem este perfil e está se preparando para assumir cargos de gestão e liderança de forma prática, tornando-se apto para exercer cargos que exigem um pensamento mais analítico e estratétigo.

Desenvolver-se como líder

Por ser focado em profissionais do mercado que desejam assumir cargos de gestão, o MBA busca trazer conhecimentos em liderança e ajuda os alunos a se desenvolver como líderes, conhecendo as principais teorias por trás deste tema, mas também botando estas habilidades em prática através de estudos de caso.

Mesmo que você já ocupe um cargo de liderança, o conteúdo do MBA pode ajudá-lo a realizar seu trabalho com assertividade, analisando os indicadores corretos ao liderar pessoas.

Estudos de caso

Ao longo do curso, você terá contato com diversos estudos de caso sobre situações reais. Estas dinâmicas são importantes para entender como o mercado funciona na prática, quais são as melhores práticas das empresas de sucesso e aprender com os erros dos outros, ao analisar o que deu errado e o que deu certo durante grandes projetos e até mesmo na gestão de crises.

Assertividade nas tomadas de decisões

Com um maior conhecimento teórico e prático sobre a área de atuação na qual você se especializou, você terá mais segurança para tomar decisões importantes, tornando-se um gestor mais assertivo. Será muito mais fácil tomar decisões difíceis e encarar os grandes desafios do dia a dia empresarial.

Fazer networking

O MBA é uma ótima oportunidade de fazer networking. A maioria dos professores são profissionais do mercado, bem como os seus colegas de sala. Assim, você conhecerá pessoas de diversas empresas e áreas de atuação, uma troca que pode ser muito importante para ampliar a sua rede de contatos e, quem sabe, trazer importantes oportunidades para a sua carreira no futuro.

Conquistar melhores cargos e salários

De acordo com diversas pesquisas, quem tem uma pós-graduação ou MBA tem uma renda 47% maior do que quem não tem esta formação no currículo.

Isto acontece devido a maior valorização do profissional no mercado de trabalho, que pode pleitear aumentos ou buscar vagas mais competitivas, além disso, ele também pode almejar cargos melhores, conseguindo posições de gestão.

Agora que você já sabe por que fazer um MBA, é importante escolher uma instituição de qualidade e reconhecida no mercado, como a Faculdade Unimed.

Quais são os diferenciais da Faculdade Unimed para a sua carreira?

Com uma gama de cursos voltados não só para os médicos, mas também para outras carreiras em saúde, a instituição de ensino superior (IES) tornou-se referência na qualificação e atualização desses profissionais.

Referência e credibilidade

Médicos e outros profissionais da saúde podem confiar na Faculdade Unimed porque ela é referência em ensino nas áreas de saúde, gestão e cooperativismo. Sem contar que carrega a seriedade e a expertise do maior sistema cooperativista de saúde do mundo.

Cursos reconhecidos pelo MEC

Falando em credibilidade, os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Unimed são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Aulas com temáticas atuais e enfoque prático

O objetivo da Faculdade Unimed é preparar os alunos para o dia a dia da prática profissional. Os cursos contam com aulas práticas e expositivas, seminários e painéis, discussão de casos, bem como exercícios teóricos e práticos relativos à cada disciplina.

O intuito dos cursos não é só o aperfeiçoamento profissional, mas também um adequado atendimento aos pacientes, quando o assunto são nossos cursos em saúde. Vale para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais da área. Os cursos de gestão também prezam por preparar profissionais para lidar com diversos desafios de maneira assertiva, sempre prezando pela ética e pelas boas práticas de sustentabilidade e governança.

A Faculdade Unimed oferece MBAs em diferentes áreas, como:

A Faculdade Unimed oferece cursos presenciais, híbridos e a distância, com aulas ao vivo e gravadas.

Quer alavancar sua carreira? Entre em contato com a Faculdade Unimed e descubra todas as vantagens de estudar na IES!