Extensão universitária: o que é e como funciona

Publicada 20/08/2021

O ensino superior é muito mais do que as aulas e pode proporcionar experiências muito ricas aos alunos, como as atividades de pesquisa e extensão, cujo objetivo é desenvolver e disseminar o conhecimento produzido dentro das instituições.

No entanto, apesar de sua importância, apenas a pesquisa é mais conhecida, enquanto a extensão ainda causa muitas dúvidas até nos próprios estudantes universitários. Para lhe ajudar a entender melhor o que é a extensão universitária e quais são as suas vantagens, preparamos este conteúdo.

O que é Extensão Universitária?

Extensão universitária são atividades voltadas para o público geral, ou seja, para pessoas que não fazem parte do quadro de alunos da faculdade.

Geralmente, os projetos são realizados por alunos e professores com o objetivo de desenvolver ações que beneficiem o público a partir da partilha do conhecimento produzido dentro da instituição e incluem ações como:

• Cursos e palestras;
  • Atividades culturais, como teatro, cinema aberto e feiras;
  • Eventos esportivos;
  • Clínica-escola;
  • Consultoria para microempresários;
  • Apoio à ONGs e organizações sociais;
  • Atendimento jurídico e muito mais.

Os alunos são uma parte essencial destes projetos ao colocar o seu conhecimento e talento à disposição da comunidade externa, tendo uma oportunidade única de pôr em prática o que foi aprendido em sala de aula e de entender como a sua profissão pode ser usada em prol da sociedade.

Falando nisso, vamos ver quais são as vantagens da participar de um projeto de extensão!

Quais são as vantagens de participar da extensão?

Como dissemos anteriormente, esta é uma ótima oportunidade de colocar conhecimentos em prática, descobrir novas áreas de interesse profissional, conhecer as necessidades da sua região e até mesmo de vislumbrar oportunidades de atuação no futuro, ao pensar produtos ou ações inovadores dentro da sua futura profissão.

Porém, estas não são as únicas vantagens desse tipo de atividade, veja outras abaixo:

• Conectar-se com outros estudantes: estes projetos são uma ótima oportunidade de conhecer outros estudantes não apenas do seu curso, mas de outras graduações oferecidas pela sua instituição. Você amplia a sua rede de contatos, enriquece o seu networking e ainda aprende a trabalhar com profissionais de outras formações, cuja atuação impactam diretamente no seu trabalho.
  • Ter mais contato com os professores: aproximar-se dos professores é outra oportunidade deste tipo de atividades, pois normalmente são eles que coordenam estes projetos. Esta é mais uma chance de enriquecer seu networking e conhecer profissionais de peso dentro da sua área.
  • Enriquecer o currículo: ter uma experiência como essa é uma maneira interessante de “engordar” o seu currículo, caso você não tenha muita experiência profissional na área. Porém, mesmo para quem já está no mercado de trabalho há mais tempo, incluí-la no seu currículo é uma forma de sinalizar que você é uma pessoa proativa, que vai além do que é oferecido em sala de aula e busca aprender cada vez mais, além de contar com aprendizados que muitas vezes não podem ser obtidos apenas no ensino tradicional.

A extensão na Faculdade Unimed

Como uma instituição de ensino superior focada na qualidade e na excelência, a Faculdade Unimed também busca oferecer projetos de extensão para enriquecer a experiência acadêmica dos seus alunos de graduação e promover serviços à comunidade em seu entorno.

Ao longo destes 5 anos de atuação como uma Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação, já elaboramos diversas atividades extensionistas, tais como:

• Cinema Comentado: visa fomentar o debate sobre questões apresentadas em um determinado filme, mediado por um dos professores da instituição.
  • COLAB.TECA: possibilita a interação entre os estudantes por meio da troca de livros dentro da plataforma de ensino virtual.
  • O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Faculdade Unimed desenvolve projetos de extensão nas áreas de liderança, terceiro setor e cooperativismo.
  • Nupex também realiza eventos gratuitos e abertos ao público em geral, como o Encontro de Pesquisa e Extensão, que terá, em setembro, sua terceira edição. Em programações anteriores, oficinas e palestras abordaram temas como empreendedorismo, gestão de conflitos e inteligência emocional.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!