Aprendizado e superação marcam o ano da Faculdade Unimed

Publicada 18/12/2020

Diante dos desafios impostos pela pandemia, 2020 foi marcado por aprendizado e superação para toda a sociedade e também para a Faculdade Unimed. Com a adoção das medidas para prevenção ao coronavírus no final de março, entre elas o distanciamento social, foi feita uma revisão das metas da instituição para o ano e definida a estratégia para alcançá-las.

“Conseguimos adaptar nossas metodologias de ensino presencial para continuar oferecendo capacitação e conhecimento de forma remota. Foi um processo intenso para todos, professores, alunos e equipe Faculdade Unimed, mas que, aos poucos, foi incorporado à rotina e que nos mostrou outras possibilidades”, explica Natália Krohling, gerente de Educação, Marketing e Comunicação da instituição.

Foram feitos investimentos para ampliação do uso e acesso à plataforma virtual de aprendizado para acompanhar o aumento repentino da demanda, desenvolvimento e adaptação das disciplinas para o formato on-line e treinamento de docentes sobre a nova metodologia de ensino.

Também vale destacar as soluções oferecidas para o Sistema Unimed com foco na preparação dos profissionais da saúde para lidar com a pandemia, como as três capacitações EAD gratuitas sobre manejo do paciente com COVID-19, que, desde seu lançamento em abril até 16 de dezembro, receberam 5.708 inscrições, além da plataforma de telemedicina e teleconsulta para médicos e um curso introdutório sobre essas práticas.

Números

De janeiro a novembro, foram matriculados 1.083 novos alunos de pós-graduação, divididos em 33 turmas, sendo 14 in company e 19 para o público em geral. O conteúdo tem sido ministrado ao vivo pelos professores, via internet, conforme autorizado pela Portaria 544/2020 do Ministério da Educação, que prevê que as aulas presenciais podem ser substituídas por meios digitais.

Já os cursos livres tiveram 146 turmas confirmadas, 115 apenas para o Sistema Unimed. Temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigência em setembro, a RN 452 e a RN 443, normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que trouxe atualizações para o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, impactaram diretamente esse resultado.

“São números muito expressivos para a instituição, principalmente considerando o cenário vivenciado desde o final do primeiro trimestre do ano. Foram meses desafiadores e mantivemos nosso compromisso de promover conhecimento e oferecer soluções para qualificar, ainda mais, a atuação do Sistema Unimed”, observa Vinícius Oliveira, gerente de Negócios e Operações.

Ele ressalta, ainda, o número de Unimeds atendidas, que chegou a 192, e os projetos de assessoria fechados: 147, de janeiro a novembro. Essa alta expressiva, inclusive, motivou a criação de uma área exclusiva na Faculdade Unimed voltada para Assessoria de Gestão. “A customização dos serviços de assessoria tendo como parâmetro a realidade das cooperativas é o grande diferencial desse serviço. E isso também vale para a definição do formato, que se adapta muito bem ao formato remoto ou presencial”, conclui.